Ações do HSL da PUCRS abordam a importância do diálogo sobre a doação de órgãos
Palestras. homenagens e atividades de conscientização pautaram a semana em alusão ao Dia Nacional da Doação de ÓrgãosComo forma de reforçar, ainda mais, a importância do diálogo entre amigos e familiares e conscientizar a população sobre a doação de órgãos, a Organização de Procura de Órgãos (OPO-2) do Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS realizou, nesta quarta-feira, 28, a palestra “Doação de órgãos: o diálogo salva vidas”. A ação, que aconteceu no anfiteatro Irmão José Otão, reuniu colaboradores do HSL e demais interessados para abordar a importância da formação de opinião e esclarecer dúvidas.
Participaram da mesa-redonda o coordenador da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, Rafael Rosa, a enfermeira e integrante da Equipe de Cuidados Paliativos do HSL, Márcia Trindade, e a enfermeira e integrante da Equipe de Procura de Órgãos da Santa Casa (OPO-1), Jackeline Bicca. Durante o bate-papo, que foi mediado pela enfermeira da OPO-2, Katiane Rocha, os ministrantes trocaram experiências e discutiram assuntos que abrangem desde o final da vida até o momento em que a pessoa pode se tornar uma doadora de órgãos.
Márcia explicou o papel dos enfermeiros paliativos no contexto da doação de órgãos. “Nós cuidamos de pacientes com doenças que ameaçam a continuidade da vida e que precisam de acompanhamento em grande dimensão de cuidado, como os que apresentam sintomas físicos, sociais, emocionais e espirituais”, pontuou. “Uma equipe especializada em cuidados paliativos pode contribuir muito no controle de sintomas, no apoio emocional e nas demandas sociais”, completou.
“O evento foi muito importante, esclarecedor e forneceu informações muito importantes e reflexivas, além de ter proporcionado um momento para tirarmos muitas dúvidas. Foi bacana ter participado”, afirmou a enfermeira da emergência do HSL, Silvana Freitas.
PUBLICIDADE
Ação de conscientização em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos
Na data de comemoração no Dia Nacional da Doação de Órgãos (27). a OPO-2 do Hospital realizou uma iniciativa aos colaboradores a fim de orientá-los e tirar dúvidas sobre o ato. A ação aconteceu por meio de uma dinâmica lúdica de perguntas e de momentos de reflexão, que proporcionaram uma aproximação do colaborador com a temática da doação de órgãos. Lidiane Braz, enfermeira da OPO-2, destacou que a importância se dá pelo fato de as pessoas não terem o costume de conversar sobre esse assunto em casa.
“Para nós, enfermeiros, é muito fácil de abordar esse tema, mas, para as outras pessoas que não têm a vivência ou possuem bloqueios, é significativo fazer esses eventos de conscientização para que outros públicos sejam beneficiados”, ressaltou.
Homenagem aos profissionais
Além da campanha interna, representantes da OPO-2 do HSL participaram de uma cerimônia, realizada pelo Governo do Rio Grande do Sul no Palácio Piratini, na manhã desta terça-feira. A iniciativa foi promovida com o intuito de homenagear profissionais, equipes de trabalho e entidades do Estado que atuam no segmento de doação de órgãos. O evento contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior, da primeira-dama Sônia Vieira e da secretária da Saúde, Arita Bergmann.
Rafael Rosa, coordenador da Central de Transplantes do Estado e coordenador interino da OPO-2 do HSL, explicou que o objetivo da homenagem foi agraciar os profissionais que tiveram os melhores resultados nos últimos 12 meses. “Com isso, pudemos valorizar o trabalho de quem está acolhendo essas famílias e dando suporte a elas, proporcionado, através da entrevista familiar, a oportunidade da doação de órgãos”, finalizou.
PUBLICIDADE
Você sabe como pode se tornar um doador de órgãos?
Hoje, no Brasil, quem autoriza a doação de órgãos é a família, por isso é importante incentivar o diálogo em casa sobre esse assunto, para que seja possível tornar as opiniões transparentes. A OPO-2 do HSL é um serviço vinculado diretamente à Central de Transplantes do Rio Grande do Sul e caracteriza-se por ser uma organização supra hospitalar com o objetivo de apoiar e executar as atividades relacionadas à doação de órgãos e tecidos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3261.