Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 28 de setembro de 2022

Ações do HSL da PUCRS abordam a importância do diálogo sobre a doação de órgãos

Palestras. homenagens e atividades de conscientização pautaram a semana em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos
Ações do aborda HSL da PUCRS abordam a importância do diálogo sobre a doação de órgãos

Como forma de reforçar, ainda mais, a importância do diálogo entre amigos e familiares e conscientizar a população sobre a doação de órgãos, a Organização de Procura de Órgãos (OPO-2) do Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS realizou, nesta quarta-feira, 28, a palestra “Doação de órgãos: o diálogo salva vidas”. A ação, que aconteceu no anfiteatro Irmão José Otão, reuniu colaboradores do HSL e demais interessados para abordar a importância da formação de opinião e esclarecer dúvidas.

Participaram da mesa-redonda o coordenador da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, Rafael Rosa, a enfermeira e integrante da Equipe de Cuidados Paliativos do HSL, Márcia Trindade, e a enfermeira e integrante da Equipe de Procura de Órgãos da Santa Casa (OPO-1), Jackeline Bicca. Durante o bate-papo, que foi mediado pela enfermeira da OPO-2, Katiane Rocha, os ministrantes trocaram experiências e discutiram assuntos que abrangem desde o final da vida até o momento em que a pessoa pode se tornar uma doadora de órgãos.

Márcia explicou o papel dos enfermeiros paliativos no contexto da doação de órgãos. “Nós cuidamos de pacientes com doenças que ameaçam a continuidade da vida e que precisam de acompanhamento em grande dimensão de cuidado, como os que apresentam sintomas físicos, sociais, emocionais e espirituais”, pontuou. “Uma equipe especializada em cuidados paliativos pode contribuir muito no controle de sintomas, no apoio emocional e nas demandas sociais”, completou.

“O evento foi muito importante, esclarecedor e forneceu informações muito importantes e reflexivas, além de ter proporcionado um momento para tirarmos muitas dúvidas. Foi bacana ter participado”, afirmou a enfermeira da emergência do HSL, Silvana Freitas.


PUBLICIDADE

Naxia-Layout-Hospital-SS


Ação de conscientização em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos

Na data de comemoração no Dia Nacional da Doação de Órgãos (27). a OPO-2 do Hospital realizou uma iniciativa aos colaboradores a fim de orientá-los e tirar dúvidas sobre o ato. A ação aconteceu por meio de uma dinâmica lúdica de perguntas e de momentos de reflexão, que proporcionaram uma aproximação do colaborador com a temática da doação de órgãos. Lidiane Braz, enfermeira da OPO-2, destacou que a importância se dá pelo fato de as pessoas não terem o costume de conversar sobre esse assunto em casa.

“Para nós, enfermeiros, é muito fácil de abordar esse tema, mas, para as outras pessoas que não têm a vivência ou possuem bloqueios, é significativo fazer esses eventos de conscientização para que outros públicos sejam beneficiados”, ressaltou.

Ações do HSL da PUCRS abordam a importância do diálogo sobre a doação de órgãos-

Homenagem aos profissionais

Além da campanha interna, representantes da OPO-2 do HSL participaram de uma cerimônia, realizada pelo Governo do Rio Grande do Sul no Palácio Piratini, na manhã desta terça-feira. A iniciativa foi promovida com o intuito de homenagear profissionais, equipes de trabalho e entidades do Estado que atuam no segmento de doação de órgãos. O evento contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior, da primeira-dama Sônia Vieira e da secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Rafael Rosa, coordenador da Central de Transplantes do Estado e coordenador interino da OPO-2 do HSL, explicou que o objetivo da homenagem foi agraciar os profissionais que tiveram os melhores resultados nos últimos 12 meses. “Com isso, pudemos valorizar o trabalho de quem está acolhendo essas famílias e dando suporte a elas, proporcionado, através da entrevista familiar, a oportunidade da doação de órgãos”, finalizou.


PUBLICIDADE

banner_setor_saude_-_600x313px_2


Você sabe como pode se tornar um doador de órgãos?

Hoje, no Brasil, quem autoriza a doação de órgãos é a família, por isso é importante incentivar o diálogo em casa sobre esse assunto, para que seja possível tornar as opiniões transparentes. A OPO-2 do HSL é um serviço vinculado diretamente à Central de Transplantes do Rio Grande do Sul e caracteriza-se por ser uma organização supra hospitalar com o objetivo de apoiar e executar as atividades relacionadas à doação de órgãos e tecidos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3261.

 



VEJA TAMBÉM