Terapia Imunobiológica é opção para pacientes que possuem doenças crônicas ou autoimunes
Segundo o reumatologista Adriano Barbiero do Hospital Regina, o tratamento muda o curso de doenças como a artrite, evitando a progressão, e possibilita qualidade de vida, com o retorno do paciente às atividades diárias.
Imagine sentir muita dor nas costas e no quadril mesmo à noite durante o sono. Esta era a realidade do senhor Airton Guedes, 66 anos. O morador de São Leopoldo recebeu o diagnóstico de espondilite anquilosante – doença inflamatória crônica autoimune – e, desde 2010, realiza o seu tratamento no Centro de Infusão do Hospital Regina, em acompanhamento com o reumatologista Dr. Adriano Barbiero.
“Sentia muita dor ao caminhar, principalmente no quadril, costas, pés e mãos, daí com a infusão melhorei bastante. Usei muletas um bom tempo. Duas muletas para conseguir caminhar um pouquinho. Hoje não uso nada e posso caminhar bastante. Consigo me locomover normalmente, dirigir. Acho que se não fosse a infusão eu não iria nem caminhar, a tendência era eu ir para a cadeira de rodas”, relata.
Considerada uma inovação na área da saúde, as medicações imunobiológicas atuam no controle clínico do processo de inflamação, da dor e da evolução destas patologias. E são um grande aliado no tratamento de doenças autoimunes, trazendo uma melhora significativa para os pacientes, como é o caso do senhor Guedes.
Como funciona a terapia imunobiológica?
Administrados de forma endovenosa, intramuscular ou subcutânea, os medicamentos imunobiológicos são cuidadosamente prescritos pelos médicos e, de forma segura, administrados pela equipe de enfermagem do Centro de Infusão. Geralmente têm como alvo uma parcela de pacientes que não respondeu aos tratamentos orais (comprimidos e cápsulas).
Este índice, explica o médico reumatologista no Hospital Regina (Rede Santa Catarina), Dr. Adriano Barbiero, pode chegar a cerca de 40% destes pacientes, mas para algumas patologias pode representar uma indicação quase que absoluta de tratamento, como no caso da espondilite anquilosante.
“A terapia imunobiológica muda o curso da doença, evitando a progressão. São medicações com potente ação de bloqueio do processo de inflamação, utilizando diversos mecanismos de ação. Elas agem lá no início, como se fechassem a ‘torneirinha da inflamação’, evitando, por exemplo na artrite reumatoide, que possam ocorrer lesões ósseas, deformidades, limitação funcional”, ressalta o médico, acrescentando que o resultado desta ação medicamentosa é devolver a qualidade de vida ao paciente e seu retorno às suas atividades diárias, como trabalhar, dirigir, passear e dormir bem.
Esta melhora foi perceptível na vida do senhor Airton Guedes, paciente do Centro de Infusão do Hospital Regina. Ele conta que a rotina de quem não conseguia caminhar direito foi substituída por até cinco aulas de musculação por semana. “O reumatismo continua, não está curado, mas na minha vida, no meu dia a dia, agora é tudo melhor.” Guedes também cita que a estabilização da inflamação evitou uma nova cirurgia no quadril. “Em 2010, eu fiz a cirurgia de quadril de um lado e precisaria fazer do outro também. Com as infusões, o médico me disse que não precisaria mais fazer desse outro lado porque estabilizou a doença”, comemora o professor, que faz sua infusão a cada 8 semanas.
O que é uma doença autoimune?
Segundo o Dr. Barbiero, a doença autoimune é como uma falha do nosso sistema de defesa em reconhecer as nossas próprias células e proteínas do corpo. “O sistema imunológico, que é voltado para o controle de agentes externos nocivos como vírus, bactérias e fungos, por alguma alteração celular ou fato genético associado, acaba não reconhecendo aquele grupo de células normal do corpo”, explica o especialista.
Na artrite reumatoide, exemplifica o médico, o processo inflamatório mais significativo ocorre na membrana sinovial, que envolve as nossas articulações e bainhas que envolvem os tendões. Pode atingir qualquer articulação do corpo, poupando a falange distal (a ponta dos dedos).
Sinais de alerta à comunidade
O reumatologista descreve três situações importantes que podem indicar um processo de inflamação e que necessitam de uma avaliação com um médico reumatologista.
– Pessoa que tem dor nas articulações das mãos com dificuldade de movimentação depois de acordar de manhã, de abrir e fechar os dedos, por exemplo, a chamada rigidez matinal prolongada.
– Pessoa que tem dor na coluna que piora com o repouso e melhora com o movimento. Aquela pessoa que de noite/madrugada precisa se levantar da cama por conta de dor ou mesmo que acorda com rigidez na coluna.
– Pessoa com fadiga crônica associada à perda de força muscular repentina e outros sintomas.
Diferenciais de atendimento
No Regina, a terapia imunobiológica tem como alvo o tratamento de pacientes com diagnósticos de doenças das áreas de Reumatologia, Gastroenterologia, Dermatologia, Neurologia, Pneumologia, Alergologia, Hematologia, entre outros segmentos da saúde.
Visando o bem-estar e segurança de cada paciente, o atendimento é personalizado, realizado por uma equipe multidisciplinar qualificada que acompanha todo o processo e oferece assistência, com todo suporte hospitalar em caso de intercorrências. Todo este cuidado humanizado em um ambiente diferenciado oferece ao paciente um atendimento exclusivo.
O Centro de Infusão Regina atende pacientes de Novo Hamburgo e de diversas outras cidades da região metropolitana e Vale do Sinos. Nesta unidade recebem cuidados crianças, adultos e idosos, em horário agendado.
Com instalações modernas e amplas, a administração dos medicamentos é realizada em um ambiente diferenciado e com foco na segurança do paciente. Os atendimentos são feitos em um espaço ambulatorial moderno e acessível, sem necessidade de internação, seguindo os protocolos para administração e de monitoramento. A estrutura conta com:
– Seis modernos boxes individuais para o tratamento com infusões.
– Ambiente confortável com vista para os jardins.
– Localização privilegiada e de fácil acesso, com todo suporte hospitalar.
– Horário marcado para mais comodidade ao paciente.
Controle e armazenamento
Além disso, o Centro de Infusão Regina mantém um cuidado específico no controle e armazenamento até o momento da aplicação destas medicações imunobiológicas. As medições ficam guardadas em uma geladeira exclusiva para a área, evitando qualquer risco de contaminação, e com controle exato de temperatura.
Agendamentos
Para agendamento de consultas no Centro de Infusão, entre em contato pelo telefone (51) 3553-8800, ramal 3103, ou pelo WhatsApp (51) 99692-6532. Para informações ou agendamento de infusão no Centro de Infusão, entre em contato pelo WhatsApp (51) 99495-6295, pelo telefone (51) 3553-8800, ramal 8677, ou pelo e-mail centro.infusao@hospitalregina.com.br