Gestão e Qualidade, Política | 10 de janeiro de 2026

Prefeito e Secretário Municipal de Saúde visitam o novo Hospital de Olhos de Gravataí

Luiz Zaffalon e Régis Fonseca foram recepcionados pelos sócios fundadores do Grupo São Pietro, Luciano Zuffo e Daniel Giaccheri.
Prefeito de Gravataí e Secretário Municipal de Saúde visitam o novo Hospital Banco de Olhos de Gravataí

Após o anúncio do novo Hospital de Olhos de Gravataí no dia 6, o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas abriu as portas da unidade oftalmológica para apresentar em detalhes a estrutura para o refeito de Gravataí e Secretário Municipal de Saúde, Luiz Zaffalon e Régis Fonseca, respectivamente. Os sócios fundadores do Grupo, Luciano Zuffo e Daniel Giaccheri, mostraram a infraestrutura de 800 m² do hospital que terá atendimentos de consultas oftalmológicas eletivas e de emergência, além de um centro cirúrgico completo, com sala de recuperação e área de processamento de materiais. A previsão é realizar 8 mil consultas e 400 cirurgias por mês e gerar até 60 empregos diretos quando a estrutura estiver em plena operação. Prefeitura e São Pietro trabalham em cooperação para viabilizar a abertura ao público em fevereiro deste ano. O portal Setor Saúde acompanhou a visita e conversou com as autoridades e os sócios da São Pietro.


]


O prefeito de Gravataí comemorou a vinda da São Pietro para se juntar à oferta de serviços de saúde para a população de Gravataí. Luiz Zaffalon (no centro, foto abaixo) também ressaltou que a cidade vive um boom econômico – subiu do 9º para o 4º lugar no ranking de maior Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, conforme o Instituto Fecomércio-RS de Pesquisas / IFEP-RS. “Gravataí é a quarta economia do Rio Grande do Sul, ficando atrás apenas de Porto Alegre, Caxias e Canoas. E vem trazendo cada vez mais gente para morar aqui no lastro desse PIB. Muitas pessoas vêm morar aqui, ainda mais depois da enchente de 2024. Gravataí se tornou a bola da vez. Estamos vivendo um boom de investimentos imobiliários, por exemplo. Condomínios, edifícios, loteamentos, algo que se traduz em cerca de R$ 1,5 bilhão de investimento por ano. É muito dinheiro investido. É sinal que tem mercado, que tem gente querendo morar aqui, o PIB apenas confirma e reflete isso. Quem ganha é a sociedade que cresce com mais desenvolvimento, oportunidades e aumento da renda. Somos um polo de logística também. Grandes empresas de logística do Brasil inteiro estão se implantando aqui. Vai triplicar nos próximos anos o número de metros quadrados de logística no município, pois e-commerce disparou. E Gravataí, pela posição geográfica, se torna uma cidade que atrai todos esses investimentos.”

zaffalon gravatai

“Tudo isso demanda serviços de qualidade. Grande parte da população de Gravataí, por trabalhar na indústria e nos serviços, por trabalhar nessas empresas que eu falei há pouco, tem plano de saúde mas teria que ir a Porto Alegre buscar um serviço especializado em oftalmologia. Tendo um prestador do porte da São Pietro este deslocamento diminuirá. Tenho certeza absoluta que a vinda da São Pietro já é um sucesso e que ela vai crescer, vai se desenvolver cada vez mais aqui”, completou Luiz Zaffalon.

regis fonsega zaffalon gravatai saude -

“Em relação à população que depende do SUS, temos uma fila muito grande à espera de atendimentos oftalmológicos. A fila é a maior do Estado. Então a gente tem perspectiva de, com o SUS gaúcho, com o nosso SUS, com o convênio e o privado a gente pode em parceria eliminar essa fila ou ao menos diminuir ela consideravelmente. E tendo aqui a São Pietro, a coisa fica mais fácil. Este empreendimento é de vital importância e o município é parceiro, bate palmas e agradece a escolha pela Cidade”, projetou o prefeito de Gravataí.

zaffalon luciano zuffo daniel giaccheri

O Secretário Municipal de Saúde de Gravataí, Regis Fonseca (à esquerda, foto abaixo), falou sobre o status da fila de oftalmologia, a importância de novos investimentos na saúde do município e os avanços gerais na rede de saúde local. “Hoje Gravataí possui uma rede bastante pujante, são mais de 40 serviços do município e uma gama de prestadores bastante importante que auxilia nesse processo de atendimento aos nossos usuários. Em específico na oftalmologia nós temos hoje uma fila em torno de 6 mil pacientes. Não é diferente dos municípios do nosso porte e no contexto do Estado, onde a oftalmologia hoje tem a maior fila. A nossa expectativa para 2026 é muito boa. Tem alguns programas estaduais, federais, que estão direcionando recursos para que esse problema seja sanado e que a população de fato possa acessar serviços de qualidade.

regis fonsega gravatai saude

A atuação da São Pietro será fundamental para dar uma resposta à demanda na área de oftalmologia. “A São Pietro entra nesse contexto. É uma instituição importante, de renome, que hoje opera o Banco de Olhos, uma grande referência no nosso Estado. Juntamente com a nossa gama de prestadores de serviços que operam na Cidade, a São Pietro também vai dar uma resposta bastante importante. Então, para nós, isso é de suma importância. A saúde de Gravataí como um todo evolui na medida em que um grupo que tem este potencial se instala na nossa cidade”, completou o Secretário de Saúde do município. Fonseca lembra ainda que a Prefeitura investiu mais de 50 milhões em novas estruturas. “Isso coloca Gravataí hoje como uma das redes municipais de saúde mais estruturadas e modernizadas do Rio Grande do Sul.”


banner-iahcs-ss


Atendimento de qualidade e tecnologias avançadas

O projeto do novo Hospital visa atender à alta demanda por serviços oftalmológicos na região, oferecendo atendimento de qualidade e tecnologia avançada, similar aos padrões já estabelecidos pelo Grupo São Pietro em outras localidades. Conforme Daniel Giaccheri, “Gravataí é uma cidade que prospera muito, uma cidade muito acolhedora, uma cidade que necessita de atendimento oftalmológico. Hoje ele concentra a maior fila de pessoas que buscam atendimento oftalmológico no Estado. Gravataí precisava de uma unidade com bloco cirúrgico, para que a gente possa resolver praticamente todas as patologias aqui mesmo, no próprio município, valorizando o cidadão e o município. Estamos recebendo todo um apoio da população, uma reciprocidade que nos motiva ainda mais. É um sonho nosso estar aqui. Vamos oferecer atendimentos com alta tecnologia com profissionais de subespecialidades como retina e glaucoma, entre outras. Estamos comprometidos em atuar com afinco para suprir esta demanda de longa data da região, desde a prevenção.”

daniel giaccheri zaffalon regis fonseca

Segundo Luciano Zuffo (á esquerda na foto abaixo), a nova unidade tem um papel importantíssimo para desafogar os atendimentos no Hospital Banco de Olhos em Porto Alegre e dar mais conforto e comodidade para os gravataienses. “Nós começamos a observar e acompanhar de onde vinham os pacientes que procuravam o Hospital Banco de Olhos. E uma parcela importante era residente aqui, algo em torno de 8% do total. Como o prefeito Zaffalon mencionou, a economia aqui em Gravataí vem crescendo bastante, o que de fato nos chamou a atenção. Mas o principal é podermos dar mais comodidade e agilizar os atendimentos tanto aqui como em Porto Alegre, diminuindo as filas de espera por consultas e cirurgias, principalmente quando falamos de pacientes SUS.”

luciano zuffo gravatai

Os atendimentos em Gravataí, neste primeiro momento, começarão a ser realizados nos turnos da manhã e tarde, das 8h às 18h. Porém, a ideia é expandir para atendimento de pronto atendimento 24h, caso a demanda aumente. “Cerca de 85% dos serviços oferecidos no Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre estarão disponíveis em Gravataí. Cirurgias muito específicas, com menor demanda, como transplantes de olhos, serão encaminhadas para outras unidades do Grupo São Pietro. O prédio que escolhemos oferece todas as condições para ampliações futuras, que serão gradualmente entregues para a população”, completou Giaccheri.


MK-0179-25-Banner-Seminário-de-Gestão-600x313px


Dois novos municípios receberão unidades da São Pietro em breve

A abertura da unidade em Gravataí faz parte de uma estratégia de descentralização do Grupo São Pietro, visando permitir que os pacientes sejam tratados em suas próprias cidades. Giaccheri anunciou que dois novos municípios receberão unidades oftalmológicas especializadas ainda em 2026. “Ano passado foi um ano de muito planejamento para nós e neste ano estamos colocando em prática alguns projetos. Não posso dizer neste momento quais localidades receberão uma unidade da São Pietro. O que posso adiantar é que ao longo do ano teremos também outras expansões geográficas, teremos alguns caminhos aí pela Serra Gaúcha, outras novidades em breve serão anunciadas”, finalizou.

Atuação da São Pietro e qualidade certificada

Com o anúncio do Hospital de Olhos em Gravataí, o Grupo São Pietro chega a seis municípios em seu portfólio com unidades focadas em suas especialidades médicas: oftalmologia ou urologia. Além do HBO e do Hospital São Pietro Prime Day, em Porto Alegre, a instituição tem atendimento em Canoas, São Leopoldo, Taquara e Xangri-Lá. O Grupo também atua no segmento de sênior living, sendo a única operadora do Brasil a trabalhar nesse modelo de cuidado especializado em um residencial de alto padrão voltado para o público 60+. O  Grupo possui certificações de qualidade como a Certificação Europeia de Qualidade (ACSA) e da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Também possui o selo Great Place to Work (GPTW), que reconhece as empresas que investem na satisfação e no desenvolvimento dos seus colaboradores. 

sao pietro gravatai oftalmologia

FOTOS: Helena Dias

 

VEJA TAMBÉM

Rede Santa Catarina apresenta Compromisso com o Futuro e reforça uma agenda estratégica de sustentabilidade

A Rede Santa Catarina, instituição filantrópica com 125 anos de atuação em saúde, educação e assistência social, lançou a agenda 2035, Compromisso com o Futuro, um conjunto de diretrizes estratégicas que orientará seu posicionamento e suas operações nos próximos anos. O documento consolida metas ASG+E (Ambiental, Social, Governança e Espiritualidade) e reafirma o compromisso da instituição com

Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025

O Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025, mantendo sua atuação integrada às políticas públicas de saúde com parcerias junto às Secretarias Municipais de Saúde dos municípios gaúchos de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Bom Jesus. A instituição viabilizou atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde

Hospital desenvolve plataforma que permite pacientes e familiares acompanharem em tempo real a jornada assistencial

A humanização do cuidado é tão essencial quanto qualquer avanço tecnológico e, no ambiente hospitalar, essas duas frentes caminham juntas para aliviar um dos momentos mais delicados para qualquer família: a espera por notícias. Profissionais que criam conexões genuínas e ferramentas que ampliam a transparência se complementam ao colocar pessoas, sentimentos e necessidades no centro