Hospital Divina Providência se prepara para as comemorações dos seus 50 anos
Diretor Ricardo Minotto apontou conquistas de 2018 e ampliação de novas áreas de atendimentoO ano de 2019 será especial para o Hospital Divina Providência (HDP), que completará 50 anos de serviços prestados para a área da saúde. Entre os desafios atuais e para o futuro, está a criação de novos modelos de financiamento – em face da limitação dos orçamentos das fontes pagadoras na saúde suplementar e no SUS -, aponta o diretor executivo, Ricardo Minotto, décimo segundo entrevistado da série especial do Portal Setor Saúde, que conta com a participação 14 executivos de saúde de hospitais do Rio Grande do Sul.
Melhorias de gestão marcaram o ano de 2018
Ricardo Minotto aponta que o ano de 2018 caracterizou-se pelo avanço no sistema de Governança e Gestão do HDP, um dos quatro hospitais da RSDP (Rede de Saúde Divina Providência), com a reorganização do Comitê Gestor do Hospital e do modelo de gestão.
“No Sistema de Gestão destaca-se a Governança Clínica, que permitiu importantes melhorias no relacionamento e gestão com Corpo Clínico e Equipe Assistencial. Outros destaques foram o aprofundamento do alinhamento do Plano Estratégico com o Plano Operacional e Orçamentário (PE-PO), reforçando as práticas já existentes de avaliação do desempenho, os modelos de avaliação e gerenciamento da satisfação dos clientes (utilizando a metodologia Net Promoter Score, conhecida como NPS) e os diversos comitês e comissões setoriais e de implementação de protocolos assistenciais, entre outros”, frisa.
Aumento dos atendimentos
O diretor executivo ressalta que as principais conquistas e resultados foram observadas no segundo semestre de 2018. Entre as conquistas destacadas, estão o aumento no volume de atendimentos prestados e da taxa de ocupação dos serviços, com o fortalecimento da qualidade e segurança assistencial ratificado nas visitas de manutenção da acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Ações das áreas de Comunicação e Marketing, e a ampliação do relacionamento com operadoras de saúde também foram saudadas pelo diretor executivo. “Relevante referir a sistematização das ações de Comunicação e Marketing do HDP e da RSDP, que ampliaram a visibilidade da marca e do Carisma das Irmãs da Divina Providência, por meio das ações internas e externas desenvolvidas. Em termos de mercado, houve significativa ampliação do relacionamento do HDP e RSDP com as principais operadoras de saúde, permitindo resultados positivos para todos”, enfatiza.
Recursos no setor assistencial de saúde
“Os principais desafios do Hospital Divina Providência e da Rede de Saúde Divina Providência estão associados à autossustentação, cujas limitações de orçamento e financiamento do setor de saúde impactam em todos os prestadores de serviços, tanto do sistema de saúde suplementar como do SUS”, explica o diretor executivo.
Minotto frisa que o marco regulatório na área de insumos de saúde (materiais, medicamentos e Órteses, Próteses e Materiais Especiais – OPME) requerem atenção, para que se evite a inviabilização destes serviços. “Nesse item, faz-se o reconhecimento da importância e liderança das Entidades de Classe, como a FEHOSUL e a Federação das Santas Casas, na defesa dos interesses do setor, tanto dos prestadores de serviços como dos pacientes e beneficiários finais da assistência, à medida que preserva a rede de saúde”, afirma.
Para 2019, o diretor executivo espera que, passadas as indefinições eleitorais vivenciadas em 2018, seja permitido projetar um ano de maiores realizações, tanto internas como externas, com a efetivação dos planos e estratégias já formuladas.
Ampliação de novas áreas de atendimento
O ano de 2019 marca os 50 anos do HDP, fundado em 31 de maio de 1969. Minotto explica que há diversas ações planejadas e em andamento, com destaque ao Plano Diretor HDP 50 anos.
“Está planejado o aprofundamento das ações de ampliação de serviços nas principais linhas de cuidado como: área cardio-neuro-vascular, aparelho digestivo, urinário, cirurgia bariátrica, traumato-ortopedia, cirurgia em geral e saúde da mulher”, afirma.
O diretor executivo destaca a importância da Emergência do HDP. De acordo com ele, a Emergência tem se destacado pela resolubilidade, qualidade e prontidão no atendimento, em especial a partir da ampliação ocorrida em 2018. Em 2019, a ampliação deve ser integralmente consolidada, com novos leitos de tratamento intensivo no hospital.
“Em termos organizacionais, 2019 está planejado com avanços na efetivação dos serviços compartilhados, atendendo todos os hospitais da RSDP, uniformizando práticas administrativas e de apoio técnico-operacional e otimizando recursos”, afirma.
Expectativa quanto aos novos Governos, nas esferas Estadual e Federal
“As expectativas sempre presentes são pela existência de relações profissionais e institucionais profícuas, permitindo a estabilidade do setor e o cumprimento da missão de nossas instituições, com transparência, equidade, responsabilidade social e prestação de contas, como fundamentos de boas práticas de Governança Corporativa”.
Mensagem de final de ano para o setor da saúde
“A importância do setor da saúde requer instituições sólidas e comprometidas com as pessoas, pacientes e profissionais, utilizando-se da melhor forma possível os recursos disponíveis em benefício da comunidade. Para isso, o sistema de liderança é vital, e para as nossas lideranças espera-se, além do profissionalismo, capacidade técnica e relacional, que a presença da Providência Divina renove a cada dia nossas esperanças e propósitos”, finaliza.
Ricardo Minotto
Contador (FCCA São Judas Tadeu-1985); Advogado (PUCRS-2017); Especialista em Finanças (PUCRS-1987); e em Auditoria da Qualidade (PUCRS-1996). É também Mestre em Administração e Negócios – MAN (PUCRS-2001); e Doutor em Comunicação Social (PUCRS-2005). Como atividade acadêmica, é Professor Adjunto da PUCRS. Exerceu a Direção Geral do IAHCS-Fasaúde, Vice-Presidência do SINDIHOSPA, Direção Financeira do Hospital São Lucas, da PUCRS; e Direção Financeira e de Planejamento da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA), entre outras funções e cargos. Atualmente é Diretor Executivo do Hospital Divina Providência-RSDP. Tem experiência na área de Estratégia, Governança Corporativa, Direito Empresarial, Administração Geral, Sistemas de Gestão pela Qualidade, Controladoria e Finanças, Tecnologia da Informação, entre outros.
Confira as entrevistas já publicadas e as datas de publicação das próximas
Dezembro
21 – Mohamed Parrini (Hospital Moinhos de Vento)
22 – Fernando Pedroso (Hospital Regional Santa Lúcia – Cruz Alta)
23 – Fábio Fraga (Hospital Mãe de Deus)
26 – Ângela Perin (Hospital Dr Astrogildo de Azevedo – Santa Maria)
27 – Odacir Rossato (Hospital Ernesto Dornelles)
28 – Hilton Mancio (Hospital Tacchini – Bento Gonçalves)
29 – Sérgio Baldisserotto (Hospital São Lucas da PUC-RS)
30 – Ilário Jandir de David (Hospital São Vicente de Paulo – Passo Fundo)
Janeiro
2 – Nadine Clausell (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)
3 – Claudiomiro Carus (Hospital de Caridade -Erechim)
4 – Antônio Quinto Neto (Hospital Banco de Olhos)
5 – Ricardo Minotto (Hospital Divina Providência)
6 – Cleciane Simsen (Hospital Virvi Ramos – Caxias do Sul)
7- Adriana Acker (Grupo Hospitalar Conceição)