Gestão e Qualidade | 17 de maio de 2017

Hospitalar 2017: maior evento da saúde nas Américas inicia em São Paulo

Portal Setor Saúde acompanha de perto o evento
Hospitalar 2017 maior evento da saúde nas Américas inicia em São Paulo

Teve início na terça-feira, 16 de maio, a 24ª edição da Hospitalar Feira e Fórum, evento internacional multissetorial da cadeia da saúde – integrando fóruns, inovações e soluções para a área, além de uma grande feira. Com mais de 1,2 mil marcas expositoras – sendo 300 estrangeiras de 36 países – divididas em quatro grandes pavilhões da Expo Center Norte, em São Paulo, a Hospitalar é considerada o maior evento multissetorial de saúde nas Américas. Além disso, inúmeros congressos e palestras acontecem durante o período, tendo a presença de grandes personalidades da área da saúde no Brasil e no exterior. O Setor Saúde está em São Paulo para acompanhar a Hospitalar 2017, que vai até o dia 19 de maio.

 Abertura

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades e personalidades do setor, entre elas a Dra. Waleska Santos – presidente e fundadora da Hospitalar -, Jean-François Quentin – presidente da UBM Brazil, promotora do evento -, Bas van den Dungen – vice-ministro da Saúde, Bem-Estar e Esporte da Holanda -, Dr. Tércio Kasten – presidente da CNS -, Dr. Cláudio Allgayer – presidente da FEHOSUL e presidente em exercício da ONA – e Franco Pallamolla– presidente da ABIMO.

Na abertura, a Dra. Waleska Santos afirmou que a edição deste ano mostra novamente a importância do evento para o setor. “[A Hospitalar] se tornou mais do que uma feira comercial, tem hoje a abrangência multissetorial completa, que vai dos institutos de pesquisa, das academias e universidades, às indústrias, laboratórios, hospitais, instituições públicas e privadas, ministérios e órgãos regulatórios, representando um conceituado cluster em saúde”, diz Waleska.

Ainda segundo a fundadora da Hospitalar, além do lado comercial, o evento tornou-se um fórum especializado de atualização para o setor da saúde, “que dá voz e visibilidade a novas propostas e a milhares de profissionais altamente qualificados do Brasil e do exterior”.  Por fim, Waleska agradeceu a todos os presentes, representantes estrangeiros, marcas, expositores e parceiros, afirmando que o objetivo de toda essa junção de profissionais de diferentes origens e áreas é “desenvolver soluções criativas para enfrentar os desafios da gestão e entregar melhor atendimento de saúde e bem-estar para toda a sociedade”.

Após a fala de Waleska, Jean-François Quentin – presidente da UBM Brazil – tomou a palavra e afirmou que serão quatro dias intensos em volume e qualidade de experiências. “A hospitalar é a vitrine da indústria brasileira da saúde, que conta com todo nosso apoio para crescer e exportar. Além disso, é o único evento multissetorial nas Américas que aproxima mercados contribuindo no intercâmbio de tecnologia e conhecimento”, completou Quentin informando que são esperadas 90 mil visitas profissionais durante o evento.

Jean-François Quentin

Jean-François Quentin

 

Com um pavilhão exclusivo na feira, a Holanda foi o país convidado desta edição da Hospitalar. Na abertura, o país “laranja” foi representado pelo seu vice-ministro da Saúde, Bem-Estar e Esporte, Bas van den Dungen. O holandês trouxe consigo uma delegação de 30 organizações do seu país para o evento. Van den Dungen destacou a importância da relação Brasil-Holanda no setor da saúde. “Viemos aqui também para aprender com vocês, porque, no fim, queremos muito ´co-criar´ com vocês, pelo benefício do paciente”, afirmou o vice-ministro. “Estou muito impressionado com toda a experiência da Hospitalar. Vim com um propósito específico, colocar líderes talentosos da Holanda e do Brasil juntos para desenvolver soluções para os desafios que ambos os países possuem”, completou.

CNS

Num setor com 298.415 estabelecimentos de serviços de saúde – sendo 6.752 hospitais -, e representando 9% do PIB do Brasil, o presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), Tércio Kasten, comentou que o “grande desafio [do setor de saúde] é o equilíbrio e a integração da relação entre o público e o privado em prol da eficiência e da sustentabilidade do setor, agregando valores para que possamos atender os milhões de brasileiros e estrangeiros, sem distinção e com qualidade”.

Segundo Tércio, “o Brasil vive neste momento uma grande mobilização entre todos os players do sistema de saúde. Os números são expressivos, fazendo o segmento deixar de ser apenas um braço social e assistencial para se tornar um importante braço da economia brasileira”. A CNS é composta por 8 federações (FENAESS, FEHOSUL, FEHERJ, FEHOSPAR, FEHOESC, FEHOESG, FEBASE e FEHOESP) e dezenas de sindicatos de saúde em atividade no país (hospitais, clínicas, casas de saúde, laboratórios de análises clínicas e patologia clínica, serviços de diagnóstico, imagem e fisioterapia, entre outros estabelecimentos do gênero).

Presidente da CNS, Tércio Kasten

Presidente da CNS, Tércio Kasten

 

ABIMO

Na Hospitalar há dez anos, a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) foi representada pelo presidente da entidade Franco Pallamolla. Segundo o presidente, a estratégia primordial da indústria representada pela ABIMO é manter o foco na inovação. Para ele, o setor de saúde precisa fazer um amplo debate e rever o sistema dentro de si mesmo. “Nós precisamos ter diretrizes para que possamos perseguir projetos de médio e longo prazo. Hoje atuamos em spots – curtíssimo prazo – e a retomada de investimento neste setor depende fundamentalmente também de visão de médio e longo prazo”, afirma Pallamolla.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo; Wilson Pollara, secretário Municipal de Saúde de São Paulo (representando o Prefeito João Doria Jr.); Ruy Baumer, presidente do SINAEMO (Sindicato da Indústria de Artigos e Equipamentos Odontológicos, Médicos e Hospitalares do Estado de São Paulo); Breno de Figueiredo Monteiro, presidente da FENAESS (Federação Nacional de Estabelecimentos de Serviços Saúde) e vice-presidente da CNS; Reinaldo Camargo Scheibe, presidente da ABRAMGE (Associação Brasileira de Planos de Saúde); Waldomiro Monforte Pazin, presidente da FBAH (Federação Brasileira de Administradores Hospitalares); Alex Galoro, presidente da SBPC/ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial); Eduardo Rahme Amaro, vice-presidente do Conselho de Administração da ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados); Adelvânio Francisco, secretário geral da FBH (Federação Brasileira de Hospitais); e Jorge Carlos Machado Curi, diretor de Saúde Pública da AMB (Associação Médica Brasileira).

Abertura_FalaWaleska_Allgaye_1

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM