Política | 31 de janeiro de 2013

Tecnólogos em radiologia insistem em fazer ultrassonografia

Projeto que tramita no Senado tira a responsabilidade do médico realizar o exame
Ildo Betineli

Ildo Betineli, presidente da Associação Gaúcha de Radiologia

Um projeto de lei do senador gaúcho, Paulo Paim, está provocando polêmica. A discussão sobre a realização da ultrassonografia pelo tecnólogo em radiologia despertou questionamentos dos médicos radiologistas, hoje responsáveis pelo exame. A proposição, que tramita no Senado, segundo o presidente da Associação Gaúcha de Radiologia, poderia trazer prejuízos aos pacientes, no caso de aprovação. “É um exame de difícil de compreensão, realizado em tempo real. Um médico tem 10 anos de formação, enquanto tecnólogo tem dois anos. É temerário que o médico deixe de fazer este tipo de diagnóstico”, argumenta o médico radiologista Ildo Betineli.

O presidente do Conselho Regional de Tecnólogos de Radiologia da 6ª Região, Eroni Nunes Ferreira, reconhece que os médicos têm uma formação mais aprofundada, mas responde que o tecnólogo é um curso superior e que na grade curricular há disciplinas para o desenvolvimento do conhecimento necessário para realização do precedimento. Além da formação ele acrescenta que o profissional ainda pode fazer uma especialização de um ano e meio para melhor desempenho da função “Nós não vamos fazer o diagnóstico, isso é papel do médico, queremos apenas realizar o ultrassom, assim como já acontece nos exames de raio-x, ressonância magnética e tomografia, por exemplo”, explica.

Aberto a discussão

O senador Paim afirma que apresentou a proposição a pedido dos profissionais tecnólogos.“Esta na verdade é uma disputa de mercado, mas a discussão está aberta para aperfeiçoamento do projeto”, afirma Paim.

Além da questão da ultrassonografia o PL 3661/2012 também prevê o reconhecimento da profissão de tecnólogo em radiologia. Após manifestações das duas categorias o senador anunciou que pretende convidar entidades interessadas para debater em audiência pública, em Brasília, sobre a realização do ultrassom pelo tecnólogo em radiologia.

VEJA TAMBÉM