Gestão e Qualidade, Política | 20 de abril de 2016

Secretaria Estadual da Saúde prorroga estudos sobre linhas de Cofinanciamento SUS

Em reunião na manhã de 20 de abril, grupo confirmou que os trabalhos seguirão por mais 60 dias
Secretaria Estadual da Saúde prorroga estudos sobre linhas de cofinanciamento SUS

A diretoria do Sistema Fehosul (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul), representada pelo presidente, médico Cláudio Allgayer, e o diretor-executivo, médico Flávio Borges, participou de uma longa reunião da Comissão Técnica dos Incentivos Financeiros Estaduais aos Prestadores de Serviços ao SUS, na manhã do dia 20 de abril.

O novo diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), médico Francisco Zancan Paz, comunicou que os trabalhos da comissão serão prorrogados por 60 dias, em razão dos estudos em andamento, da necessária obtenção de consensos e de fatos da nova realidade. O diretor destacou que o grupo deverá ater-se aos limites orçamentários impactados pela crise nacional e pela grave crise econômica estadual.

O grupo segue analisando todas as linhas de incentivo da Secretaria Estadual da Saúde (SES), constituídas conforme a Portaria nº 81/2016. “Infelizmente, a situação de crise nacional está repercutindo sobre os recursos destinados à saúde. Mesmo que o Estado aplique os 12% das receitas líquidas em saúde – o que vem ocorrendo, destacou Paz-  há que se considerar que o total da receita diminuiu em função da retração da economia”, alertou o diretor-executivo da Fehosul, Flávio Borges.

Mesmo assim, a comissão vai manter a busca por soluções econômicas isonômicas, equânimes e sem privilégios, indistintamente para todos os prestadores de serviços, pautando pela publicidade e absoluta transparência. A comissão continuará avaliando os incentivos existentes e avaliando as propostas das entidades que participam do grupo.

A Fehosul apresentou, por escrito e oficialmente, uma proposta ao Secretário João Gabbardo, que a levou à comissão. A Fehosul defendeu tratamento igualitário para todos os prestadores de serviços de saúde, de maneira a que o cofinanciamento atinja todas as instituições que prestam serviços ao SUS (hospitais privados, clínicas, serviços de hemodiálise e hemoterapia, laboratórios de análises clínicas e outros estabelecimentos de saúde).

Saiba mais em Nova reunião sobre Cofinanciamento SUS é realizada (matéria publicada em 31 de março).

 

VEJA TAMBÉM