Gestão e Qualidade | 10 de abril de 2015

“Roteiros da Saúde” reúne dirigentes e gestores de saúde em Porto Alegre

Discussão da Lei 13.003 e terceirizações foram os destaques do encontro
Principal

O Hotel Continental recebeu, no dia 8 de abril, a segunda edição do Roteiros da Saúde deste ano, evento itinerante promovido pela FEHOSUL em parceria com os seus sindicatos filiados. A edição do atual evento foi realizada em conjunto com Sindihospa, Sindilac e Sindicato patronal da Grande Porto Alegre e Litoral.

Dirigentes e gestores dos principais hospitais, clínicas e laboratórios da região de abrangência dos sindicatos foram recepcionados pela equipe a partir das 11h. O presidente do Sindihospa, economista Fernando Torelly, salientou que o momento econômico requer grande atenção dos gestores, e que eventos como o Roteiros da Saúde servem para buscar a união entre as empresas em pról de melhores condições de mercado, visando um cenário mais favorável e sustentável. Luiz Cézar Leal Neto, presidente do Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas do RS (Sindilac) destacou a importância dos temas como a nova lei 13003, que versa sobre os contratos entre prestadores e operadoras.

O presidente da FEHOSUL, médico Cláudio Allgayer, agradeceu a grande aderência de público presente ao evento e reforçou a necessidade das empresas serem mais participativas nos rumos da saúde no Estado, utilizando fortemente a FEHOSUL e seus sindicatos filiados, canais oficiais de representatividade junto ao poder público.

“A FEHOSUL tem mantido um canal bastante propositivo com o atual governo Estadual, tanto no âmbito da Secretaria da Saúde, quanto na resolução de impasses referentes ao Ipe-Saúde. A busca por uma maior sinergia com os governos depende também do nosso próprio alinhamento de demandas e entendimentos”, destacou Allgayer.

Como é padrão nos encontros realizados nas seis cidades já visitadas (Caxias do Sul, Canoas, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, e agora, Porto Alegre), foram apresentadas atividades desempenhadas pela FEHOSUL, tendências e oportunidades, informações pertinentes e novidades nas áreas de gestão, negociação, pessoas, além de aspectos jurídicos para o desenvolvimento das instituições.

No encontro de Porto Alegre, os destaques ficaram com dois assuntos: a nova lei 13003 e respectivas regulamentações da ANS e a aprovação, pela Câmara Federal do Projeto de Lei 4330.

O assessor jurídico da FEHOSUL, José Pedro Pedrassani, alertou aos dirigentes e gestores que existem várias questões que ao primeiro momento parecem favoráveis, porém, na prática, a Lei 4330 poderá, da maneira como está, trazer algumas incompreensões. A questão dos tributos trabalhistas,recolhimento de 1,5% de Imposto de Renda na fonte ou alíquota menor prevista na legislação tributária; 1% da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); 0,65% do PIS/Pasep; e 3% da Cofins, são alguns dos elementos destacados pelo especialista, além de “insights” com exemplos aprofundados do impacto deste projeto de lei.

“O projeto ainda passará por análises no Congresso, e depois seguirá para o Senado, podendo ainda ser vetado parcialmente ou totalmente pela presidenta. Quando esta lei estiver sedimentada, faremos um evento especial para aprofundar os prós e contras”, informou Allgayer.

Flávio Borges, diretor executivo da FEHOSUL, falou sobre a negociação da Federação sobre o SUS com a Secretaria Estadual da Saúde,  Tiss/Tuss, IN 49, RN 54, RN 42, e questões envolvendo todo o processo de negociação com o Ipe-Saúde. A lei 13003, que passou a vigorar em dezembro de 2014, ganhou atenção especial na exposição de Flávio Borges.

O diretor alertou aos gestores que tenham atenção às disposições da nova lei, pois a partir de agora, é obrigatório ter contratos escritos entre prestadores e operadoras, além de tornar a ANS responsável por definir o índice de reajuste. Flávio Borges apresentou, em primeira mão, o Manual Perguntas e Respostas da Lei 13003, desenvolvido pela FEHOSUL, com o intuito de ajudar o prestador a entender de forma rápida as principais mudanças advindas dessa lei. Todos os convidados receberam uma cópia impressa do material, que será enviado gratuitamente para os hospitais, clínicas e laboratórios integrantes do sistema confederativo de representação patronal da saúde no Estado.

A administradora hospitalar, Shirlei Gazave, gerente de relações institucionais, e o advogado Flávio Luz, assessor jurídico da FEHOSUL para temas relativos à responsabilidade civil, completaram a programação da atividade. O evento encerrou por volta das 14h, mas muitos permaneceram conversando e interagindo com os palestrantes até às 15h.

Veja algumas fotos abaixo. Para mais fotos acesse nosso Facebook em https://www.facebook.com/setorsaude.com.br

Dirigentes presentes ao encontro

Dirigentes presentes ao encontro

Allgayer

Cláudio Allgayer, presidente FEHOSUL

Allgayer_Torelly_Cesar

Cláudio Allgayer, Fernando Torelly e Luis Cézar Leal Neto

Cesar

Luis Cézar Leal Neto, presidente Sindilac

Torelly

Fernando Torelly, presidente Sindihospa

José Pedro Pedrassani, assessor jurídico FEHOSUL

José Pedro Pedrassani, assessor jurídico FEHOSUL

Flávio Borges

Flávio Borges

Perguntas

Dirigentes fizeram perguntas aos palestrantes

Administradora Hospitalar Shirlei Gazave e o advogado Flávio Luz, assessor jurídico da FEHOSUL

interacao

Interação ao final do evento

VEJA TAMBÉM