Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 14 de abril de 2014

Reposição de vitamina D é tema de evento no HCPA

Encontro gratuito ocorre no dia 16 de abril
grand Round Vitamina D

A próxima edição do projeto Grand Round, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), terá como tema a importância da reposição de Vitamina D. O evento é gratuito e ocorre no dia 16 de abril, às 11h, no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque (Ramiro Barcelos, 2.350, 2º andar).

A questão que serve como norte do debate é a necessidade de adultos com níveis séricos baixos reporem a quantidade de vitamina D. Conhecida pela função de desenvolvimento/manutenção do tecido ósseo e homeostase do cálcio e do fósforo, a vitamina D é ativada no fígado e nos rins. Ingerida ou sintetizada na pele (sob ação dos raios ultravioleta), sua falta pode levar ao raquitismo e osteomalácia, além de estar associada à fraqueza muscular.

A possibilidade de dosá-la no sangue e a descoberta de que ela teria efeitos em outros órgãos e sistemas, levou a um aumento indiscriminado da prescrição de vitamina D. A mentora do evento, Beatriz Schaan, ressalta que o objetivo é revisar as ações clássicas e não clássicas da vitamina D e debater se a sua reposição para adultos com níveis séricos baixos é útil. Para isso, duas profissionais (as professora Cristina Karohl, favorável à reposição, e Beatriz Schaan, de posicionamento oposto), colocarão seus diferentes pontos de vista, considerando os efeitos desejados e comprovados sobre a saúde.

O Grand Round será interativo, com perguntas feitas aos participantes. Ao final das palestras, será mostrado ao público o resultado do debate. Para participar, não é preciso se inscrever previamente. Maiores informações podem ser adquiridas através do telefone (51) 3359-8090.

VEJA TAMBÉM