Gestão e Qualidade | 20 de maio de 2016

Quatro valores fundamentais para os líderes de saúde

Ênfase na transformação é o centro das atenções de valores universais
Quatro valores fundamentais para os líderes de saúde

A era moderna dos cuidados de saúde requer a rápida evolução e a necessidade de inovação e de reformas.

Mesmo que o setor saúde continue a se transformar, quatro “virtudes” fundamentais permanecem, salienta uma coluna da Forbes:

1) Médicos de qualidade: Não importa o quanto os mecanismos de prestação de serviços mudem, os clínicos com a combinação certa de atitude, cuidado e treinamento centrado no paciente, são insubstituíveis.

2) A continuidade dos cuidados: Parte da transformação da saúde tem sido o aumento da divisão de entrega de cuidados médicos em especialidades e sub-especialidades, bem como configurações de serviços diferentes, como ambulatorial, hospitalar e cuidados após casos críticos. Isto teve o efeito positivo de aumentar o conhecimento e a supervisão, mas tem retirado espaço dos relacionamentos clínico-paciente. Para restaurar essa continuidade, o artigo recomenda “médicos extensivistas” que estão em contato com os pacientes durante as suas internações hospitalares e os cuidados pós-alta, bem como quaisquer visitas à clínica depois de voltar para casa.

3) Consultas frente-a-frente: O surgimento do tratamento virtual tem o potencial de melhorar significativamente a prestação de serviços, mas em muitos casos a falta de contato pessoal pode prejudicar a capacidade do médico em fazer observações significativas. Embora a telemedicina possa ser um grande benefício, e representa um nível de maior conveniência para os consumidores de cuidados de saúde (pacientes), não há substituto para o envolvimento pessoal quando se trata de alto risco e doentes crônicos.

4) Alegria na prática: Como o serviço de saúde fomenta continuamente o aumento da produtividade, o burnout  também aumentou. Isto é devido, em grande parte, à natureza do trabalho dos médicos, mas os líderes do setor devem também trabalhar para garantir que os médicos se sintam apreciados e reconhecidos.

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