Gestão e Qualidade | 20 de setembro de 2016

Presidente da CNS defende soluções conjuntas para o SUS

Congresso da FENAESS recebeu profissionais de referência do mercado da saúde
Presidente da CNS defende soluções conjuntas para o SUS

O presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), Dr. Tércio Kasten, defendeu a busca de soluções conjuntas para o Sistema Único de Saúde (SUS), através da cooperação entre gestores públicos e privados. Tércio participou da mesa de abertura do V Congresso Brasileiro Fenaess e Encontro de Laboratórios Fenaess, realizado em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde do Estado do Amazonas (SINESSAM) na cidade de Manaus, nos dias 15 e 16.

 

dentro1

Esta é a proposta número 1 do documento produzido pela CNS e apresentado ao ministro da saúde Ricardo Barros e ao presidente da república, Michel Temer, com propostas para a saúde.

Melhorar a integração entre os setores público e privado é essencial para promover o intercâmbio de experiências de gestão, a redução de esforços duplicados, a racionalização dos recursos disponíveis para atendimento à população e o alinhamento do nível de qualidade dos serviços de saúde. O estabelecimento de um modelo de governança integrado público/privado, busca tornar o sistema de saúde mais eficiente e efetivo e aumentar a qualidade da assistência à saúde.

 

dentro2

Congresso e homenagem

A programação científica do congresso teve palestras e mesas redondas com a participação de profissionais que são referência no setor da saúde, dentre eles João Luiz Romitelli (Planisa), João de Lucena Gonçalves (Dept. de Saúde Suplementar/CNS), José Carlos Abrahão (ANS) e Carlos Figueiredo (Anahp). “Judicialização na Saúde”; “Tendências e Perspectivas na Saúde Suplementar no Brasil”; “Carga Tributária e Empregabilidade do Setor Saúde”; “A Sustentabilidade da Saúde no Brasil”; foram alguns dos temas abordados.

 

dentro4

Durante o Congresso, a Fenaess homenageou o Dr. Olympio Távora, assessor técnico da CNS, com a comenda Dr. Francisco Ubiratan Dellape (um dos fundadores e ex-presidente da CNS), pelos anos de dedicação e trabalho que realizou em prol do setor saúde no Brasil.

 

dentro3

Laboratórios

O Encontro de Laboratórios Fenaess teve como objetivo discutir, trocar informações e gerar novas oportunidades de negócios como meio para enfrentar os principais obstáculos do mercado. O setor sofre atualmente com a falta de reajuste na Tabela SUS, a baixa remuneração de exames – inclusive na saúde suplementar – e desrespeito ao cumprimento da Lei 13.003/14 por parte das operadoras de planos de saúde.

Sustentabilidade dos Laboratórios diante das novas tecnologias”; “Tendências do Mercado de Patologia”; “Lista de Exames – Gestão de Procedimentos SBPC/ML”; e “Tendências de Mercado, Ações e o Dia a Dia do Laboratório”, foram abordados nos dias do congresso.

Fenaess

A Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess) é presidida pelo médico Breno de Figueiredo Monteiro. Representa estabelecimentos assistenciais de saúde de Pernambuco,Maranhão, Minas Gerais, Tocantins, Pará, Amazonas, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Ceará, Sergipe, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Espírito Santo e Paraíba.  A entidade, com sede em Brasília, é filiada à CNS – principal entidade de representação sindical patronal no Brasil.

VEJA TAMBÉM