Geral | 6 de maio de 2013

Porto Alegre registra casos de superbactéria

Secretaria da Saúde confirma 2 casos de infecção por NDM
Porto Alegre registra casos de superbactéria

Porto Alegre é o primeiro local do Brasil a confirmar casos da superbactéria NDM (New Delhi Metallobetalactamase). De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, duas pessoas examinadas em março no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), foram infectadas e isoladas dos demais pacientes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde e os hospitais do Estado foram notificados.

O GHC, integrado pelos hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina, é responsável por grande número de  atendimentos pelo SUS no RS, o que torna o caso mais preocupante.

As infecções por outra superbactéria, a KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase), estão crescendo desde 2011. Há dois anos, 17 casos foram confirmados, aumentando para 177 em 2012 e a média, em 2013, tem sido de 25 casos por mês.

A NDM, identificada pela primeira vez em 2009, é uma bactéria muito resistente a medicamentos, com alto risco de transmissão e seu tratamento é difícil. Tem como característica a capacidade de  ser resistente a quase todos os antibióticos atualmente disponíveis no mercado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou, no ano passado, casos no Paraguai, Uruguai e Colômbia.

VEJA TAMBÉM