Tecnologia e Inovação | 24 de fevereiro de 2015

Paciente com esclerose consegue “falar” após 15 anos

Paciente consegue se comunicar pelo rastreamento do movimento dos olhos no computador
Paciente com esclerose consegue falar após 15 anos

Um paciente com esclerose lateral amiotrófica (ELA) conseguiu, depois de 15 anos, voltar a se comunicar por meio de uma voz eletrônica graças a uma ferramenta digital criada pela organização de caridade Not Impossible Labs, em parceria com as empresas Speak Your Mind e HP.

Don Moir perdeu gradualmente a fala a partir de 1995, quando foi diagnosticado com ELA. O paciente manteve as funções cognitivas e a consciência, mas não fala desde maio de 1999. A família (esposa e dois filhos) usava um quadro para se comunicar com Don, e cada letra era selecionada individualmente para formar as palavras.

Para auxiliar nesses tipos de casos, a Not Impossible Labs criou um laptop adaptado para rastrear movimentos oculares do paciente. Assim, ele consegue selecionar mais rapidamente as letras na tela. A tecnologia permitiu que Don falasse à sua esposa “eu te amo” e ainda escreveu uma carta dizendo “Minha querida Lorraine, eu não posso imaginar a vida sem você. Você fez os últimos 25 anos voarem e os últimos 20 anos com ELA serem mais suportáveis. Espero ansiosamente pelos próximos 25 anos. Com amor, Don” veja o vídeo, em inglês, produzido pela Not Impossible Labs.

Ao periódico Huffington Post, o publicitário e coordenador do projeto, Matt Brassil, ressaltou que foi preciso adequar as tecnologias às capacidades do paciente. “Tivemos que achar uma maneira de criar alguma coisa simples que Don pudesse usar. Eles usavam o quadro há 15 anos, então fizemos uma versão digital”, resumiu.

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta os neurônios, cuja morte interrompe a transmissão de impulsos nervosos às fibras do músculo, causando fraqueza, paralisia, e geralmente a morte por insuficiência respiratória.

VEJA TAMBÉM