Geral | 30 de setembro de 2016

Outubro Rosa alerta para importância da prevenção e diagnóstico precoce

Conheça as ações programadas pelos estabelecimentos de saúde no Rio Grande do Sul
outubro-rosa-alerta-para-importancia-da-prevencao-e-diagnostico-precoce1

Por todo o mundo, organizações reforçam a luta contra o câncer de mama e estimulam a participação da população, empresas e entidades, ao longo do Outubro Rosa. Desde 2002 presente em diversas cidades brasileiras, o objetivo do movimento é chamar atenção, diretamente, para a realidade do câncer de mama e a importância da conscientização.

Em 1990 a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova Iorque (EUA), pequenos laços rosas. O gesto simples tornou-se o símbolo marca registrada do Outubro Rosa. No Brasil, a primeira iniciativa ocorreu em 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, recebeu uma iluminação em rosa.

O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres brasileiras (sem considerar os tumores de pele não melanoma). A estimativa do Instituto é do Nacional de Câncer (Inca) é de que mais de 5 mil gaúchas sejam diagnosticadas com câncer de mama até o fim de 2016. Para o Brasil, a perspectiva do ano é de quase 60 mil novos casos, com um risco estimado de 56,2 casos a cada 100 mil mulheres.

Em 2016, a campanha do Inca no Outubro Rosa tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, visando fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. Atualmente, a maior parte dos tratamentos ainda é bastante agressiva, mas ao ser diagnosticada em fases iniciais, as taxas de cura para a doença podem chegar a 90%.

Geralmente o câncer de mama não há sintomas iniciais específicos. Por isso a mamografia é tão importante, pois diagnostica a doença assintomática que é quando temos a maior chance de cura. Sinais que chamam a atenção são o surgimento de nódulos, retrações na pele e secreção espontânea do mamilo.

O grande fator de risco da doença é a idade. Outros casos como histórico familiar com câncer de mama, história pessoal de alterações de risco nas mamas, primeira menstruação precoce e a menopausa tardia, além de não ter filhos e a obesidade iniciada na idade adulta, também estão associados ao desenvolvimento da doença.

A campanha nacional tem cinco objetivos principais:

Enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas

Informar que, para mulheres de 50 a 69 anos, é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos

Mostrar a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica

Esclarecer os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento

Informar que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as brasileiras em todas as faixas etárias

“No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. O diagnóstico precoce é a arma mais importante para vencer o câncer de mama”, alerta o oncologista clínico do CTCAN, Álvaro Machado, um dos organizadores do Outubro Rosa em Passo Fundo (veja abaixo).

Ações no Rio Grande do Sul

Engajado na luta mundial do Outubro Rosa, o Hospital Moinhos de Vento este ano apoia a campanha nacional da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e do Imama (Instituto da Mama RS) na Abertura Nacional do Outubro Rosa. O evento acontece no dia 03 de outubro, das 18h30 às 20h, no hall do Bloco B da instituição (acesso pela Rua Tiradentes, 333). Nos dias 5, 19 e 26, o Hospital Moinhos de Vento e o Imama promoverão o 2º Ciclo de Palestras sobre Tratamento Integrado de Câncer de Mama do Serviço de Mastologia da instituição. Os encontros gratuitos, voltados para o público em geral e profissionais da saúde, acontecerão sempre a partir das 8h30min no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm. No primeiro dia da atividade, coordenada por profissionais do Núcleo de Mama Moinhos e Centro de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento, o tema será o “Tratamento e cuidado multiprofissional na abordagem do câncer de mama”. No dia 19 de outubro, o assunto será a “Reabilitação pós-tratamento de câncer de mama”. Especialistas na área falarão dos impactos clínicos após o tratamento, as cicatrizes visíveis e invisíveis, além de nutrição e fisioterapia. Por fim, no dia 26, será tratado o tema “Câncer de mama em mulher jovem”. Serão abordados temas como desafios, diagnóstico e tratamento da doença em jovens, fertilidade e infertilidade, aconselhamento genético, além da questão da maternidade. Veja a programação completa e inscrições www.iepmoinhos.com. br/eventos. Para reforçar o engajamento do Hospital na campanha, a instituição receberá a já tradicional iluminação cor de rosa na fachada e no heliponto. Além disso, estará presente na Caminhada das Vitoriosas, que acontecerá no dia 23 de outubro no Parcão. No local, profissionais da saúde prestarão serviços de avaliação da pressão arterial, circunferência abdominal, peso e altura, incluindo orientações nutricionais.

Hospital Ernesto Dornelles oferece uma série de ações gratuitas à comunidade. Dia 13 de outubro, entre 10h e 13h, o ambulatório da instituição (Av. Ipiranga, 1801, 2º andar) contará com a consultoria de médicos mastologistas, oncologistas e ginecologistas, verificação de pressão arterial, avaliação e orientação nutricional e distribuição de 100 mamografias, após triagem e conforme avaliação médica. No dia 14, o HED realizará o III Simpósio de Mastologia, direcionado aos profissionais de Saúde. O cronograma de palestras tem início às 9h, no Anfiteatro Bruno Marsiaj (Av. Ipiranga, 1801) e as inscrições podem ser feitas no dia e local do evento.

Hospital de Clínicas de Porto Alegre fará ações para o público interno. Estão programadas duas palestras sobre o câncer de mama, uma para as funcionárias da instituição e outra para pacientes do hospital.

Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, fará uma decoração especial na entrada do prédio, na recepção e salas de atendimento do centro de oncologia, para lembrar da importância dos exames e ações de prevenção.

Já o Hospital Virvi Ramos, na vizinha Caxias do Sul, realizará ações de endomarketing (público interno), tanto online quanto presenciais, distribuição de fitas rosas, personalização de fachada e de mídias online e ações de conscientização no complexo da instituição. Uma equipe distribuirá material orientativo nos setores sobre a prevenção da doença.

Na CliniOnco, em Porto Alegre, a mobilização começa internamente na instituição com o uso de camiseta na cor rosa, alusiva a campanha, durante todo o mês. As camisetas também poderão ser adquiridas na instituição por aqueles que quiserem se engajar à campanha. Ações, coordenadas pelo setor de psicologia e enfermagem, serão realizadas. Pacientes e familiares poderão participar de oficinas, atividades de visualização, Reiki e de bate-papo com os profissionais da equipe multidisciplinar sobre o universo feminino afetado pelo câncer. Palestras, com ênfase na campanha, serão ministradas pelos profissionais da clínica, em instituições e em empresas de Porto Alegre:  No dia 10 de outubro, às 19h30min, no SENAC, com o tema “Noções básicas sobre oncologia com ênfase em câncer de mama”, ministrado pela enfermeira Daiana Justo. A palestra será destinada aos estudantes do curso de técnico em enfermagem. A palestra “Saiba mais sobre o câncer de mama”, ministrada pela mastologista Kenia Borghetti, será destinada aos públicos interno das empresas e irá ocorrer nos seguintes locais: CanoasPrevi, 13 de outubro; Parker Hidráulica Brasil, 14 de outubro; Assefaz, 18 de outubro; IBCM, 27 de outubro; SPRINGER, 28 de outubro. Já a palestra “Saúde da Pele”, que trata dos cuidados da mulher com a pele, ministrado pela dermatologista do Centro de Câncer de Pele da CliniOnco, Sabrina Sanvido, também será destinada aos públicos internos das seguintes empresas: Conab, 06 de outubro; Bacen, 20 de outubro. A CliniOnco também estará patrocinando o Calendário “Projeto Camaleão: auto-estima contra o câncer. A proposta do calendário é retratar mulheres em tratamento do câncer de forma positiva, mostrando que é possível enfrentar a doença com autoestima elevada e bom humor. O lançamento, com exposição de fotos registradas por Gerson Turelly, será dia 11 outubro, no Centro Histórico Cultural da Santa Casa de Misericórdia. No dia 22 de outubro, o Teatro Hebraica, recebe o evento que celebra os 10 anos de trajetória do Grupo OncoArte (http://www.oncoarte.com.br/) – grupo de dança, música e teatro formado por mulheres que venceram o câncer ou ainda se encontram em tratamento, criado em 2006 na CliniOnco. Por fim, a mastologista Kenia Borguetti ministrará uma aula sobre hormônios femininos, câncer de mama, prevenção e tratamento da doença, aos colaboradores da clínica, na última semana de outubro.

O Centro de Câncer Oncologia Centenário, em São Leopoldo, terá a tradicional iluminação rosa durante o mês de outubro. Além disso, estão programados os seguintes eventos: Dia 20, uma palestra em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer da cidade e a Alureu (Associação de Lúpus e Outras Doenças Reumáticas do Vale dos Sinos). O encontro vai abordar a relação do câncer de mama e o lúpus. No dia 25, as pacientes terão o Momento Beleza, quando uma equipe do Boticário fará maquiagem, promovendo um dia cuidado com a auto-estima das mulheres. No dia seguinte, 26, haverá palestra, também em parceria com o Boticário, para abordar como as mulheres podem enfrentar o tratamento com mais positividade.

Em Passo Fundo e região, o Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), a Clínica Kozma e a JR Comércio de Cimento promovem diversas ações voltadas ao tema. São palestras, feiras de saúde, atividades ao ar livre e encontros com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância deste tipo de câncer. São ações sociais para arrecadar recursos para a Liga Feminina de Combate ao Câncer, entidade que atende cerca de 190 crianças e mulheres com câncer gratuitamente depende de doações para desenvolver as atividades. Além das ações (listadas abaixo), estão programadas dezenas de palestras ao longo do mês, que serão proferidas pelos médicos oncologistas clínicos do CTCAN e mastologistas, ginecologistas, radiologistas e urologistas da cidade. Iniciativas do Outubro Rosa em Passo Fundo: No dia 01/10, às 8h acontece o Café com Saúde Prevenção e Diagnóstico (Evento Exclusivo para Sócios do Clube Comercial), no Salão Topázio, Clube Comercial, com convites na Secretaria do Clube. No dia 4/10, às 19h, terá o Happy Hour Beneficente Rosa, no Salão Cristal Clube Comercial, com convites a R$ 80,00 podendo ser adquiridos com as Patronesses e na Liga Feminina de Combate ao Câncer. A recepção terá Tributo a Tom Jobim, com Claudio Wagner e Guilherme Gambatto da Silva e show com Rodrigo Soltton, e seu Piano Crystal. Já no dia 08/10, das 10h às 14h, haverá Pedágio e Adesivação de Veículos, na Av. Brasil, esquina com a Av. 7 de Setembro. E no dia 21/10/2016, a partir das 17h, ocorre o Pink Fashion Day, desenvolvido pelo CTCAN. No dia 22/10, a partir das 14h, ocorre a Feira de Saúde Outubro Rosa no Parque da Gare, com acesso pela Rua Minas Gerais. Dia 27/10, a ação social Doe seu Cabelo, no Salão DUO, que fica na Rua Paissandú, 616 (ao adquirir a camiseta da Campanha, o participante ganha o CORTE + ESCOVA). OBS: mínimo de 15cm de cabelo para doação. E para finalizar o “mês do câncer da mama” em Passo Fundo, no dia 30/10, às 9h, ocorre o Pedal Desenhando Sorrisos (passeio ciclístico), com partida na Praça da Mãe e chegada no Pulador, às 12h, seguido de almoço (R$ 80,00).

A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (Fehosul), vai iluminar de rosa a sua sede e promover o tema através de matérias durante todo o mês em seu portal de notícias (www.setorsaude.com.br) e ações para o seu público interno. Além disto, promoverá em suas redes sociais a lembrança da necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce.

* Consultados, os hospitais do Sistema de Saúde Mãe de Deus não enviaram suas ações até o fechamento desta matéria, assim como o Hospital Divina Providência.

VEJA TAMBÉM