Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 19 de novembro de 2015

Os 10 mais influentes em gestão na atualidade, segundo a Thinkers50

Michael Porter, autor do "Repensando a Saúde", aparece como primeiro da lista  
Os 10 mais influentes em gestão na atualidade, segundo a Thinkers50

Michael Porter (foto), consultor empresarial e professor da escola de negócios da Universidade Harvard, EUA, foi eleito o mais influente estudioso de gestão da atualidade, segundo o Thinkers50. A premiação é considerada o “Oscar” dos pensadores em gestão por revistas especializadas como a Financial Times.

Referência para o universo corporativo desde 1979, Porter, de 68 anos, ficou conhecido ao elaborar a teoria das Cinco Forças, modelo usado na competição entre as empresas (rivalidade entre concorrentes, poder de barganha dos fornecedores, ameaça de produtos substitutos, poder de barganha dos clientes e ameaça de novos entrantes) e como elas interagem entre si.

A cerimônia de premiação foi realizada em Londres. “Pensar em gestão e sobre como as empresas se relacionam com a sociedade estão entre as ferramentas mais poderosas para a sociedade enfrentar seus desafios”, disse Porter, em nota de agradecimento. “Nós podemos criar soluções para problemas como os que existem em saúde, nutrição, meio ambiente, educação e moradia”, concluiu.

Porter é considerado o pai da estratégia moderna de negócios, sendo consultor de dezenas de empresas e uma série de governos nacionais, entre eles o Reino Unido. Desde 2001, Porter tem se dedicado atenção considerável à realidade do sistema de saúde. Recentemente, ele aplicou suas ideias para demonstrar como os produtos e aparelhos que se conectam (aqueles que contêm sensores, processadores e software para criar conectividade) estão criando uma revolução tecnológica que vai transformar a concorrência no setor, com profundas implicações para a sociedade.

O especialista é autor de livros de sucesso publicados internacionalmente sobre o tema, como Vantagem Competitiva, Estratégia Competitiva e A Vantagem Competitiva das Nações. Na obra Repensando a Saúde – Estratégias para Melhorar a Qualidade e Reduzir os Custos ele faz uma ampla reflexão para um tema atual e de grande importância: as crescentes dificuldades dos sistemas de saúde em todo o mundo.

Porter propõe uma mudança de rumos no modelo vigente. Segundo ele, há uma crise no modelo atual de saúde adotado em diversos países onde, para um ganhar, o outro tem que perder. Em seu livro, ele conclui que o grande problema é o foco no tratamento de doenças em detrimento da prevenção, o que propicia uma relação de perde-ganha, na qual alguém sempre paga a conta. Porter mantém estudos na área da gestão e saúde, escrevendo artigos importantes que são leitura frequente dos gestores da área. Saiba mais em Value Based Health Care Delivery (em inglês).

A cada edição, realizada de dois em dois anos, o Thinkers50 elege os 50 principais gurus da gestão. Em 2015, o grupo dos dez primeiros é formado, além de Porter, pelos seguintes nomes:

2 – Clayton Christensen

Um dos grandes especialistas do mundo em matéria de inovação, Clayton Christensen liderou a Thinkers50 em 2011 e 2013. Ele é professor de administração de empresas na Kim B. Clark Harvard Business School, e um dos maiores especialistas do mundo em inovação e crescimento. Ele também é fundador da Innosight, empresa de consultoria que usa suas teorias para ajudar clientes a criar novos negócios de crescimento. Sua obra O Dilema do Inovador (The Innovator’s Dilemma – 1997), recebeu o Global Business Book Award por melhor livro de negócios do ano. Seu trabalho mais recente How Will You Measure Your Life: Finding Fulfillment Using Lessons from Some of the World’s Greatest Businesses (Como você medirá sua vida: encontrando realização usando lições de alguns dos maiores negócios do mundo – 2012), foi nomeado para o Thinkers50 como Best Book Award em 2013.

3 – W. Chan Kim e Renée Mauborgne

O livro Estratégia do Oceano Azul (Blue Ocean Strategy) publicado em 2005, já vendeu mais de 3,5 milhões de cópias, sendo traduzido para 44 idiomas, tornando-se um dos livros de negócios mais bem sucedidos de todos os tempos. Os autores, W. Chan Kim e Renée Mauborgne são professores de estratégia na INSEAD, e co-diretores do Instituto de Estratégia INSEAD Blue Ocean. Outros institutos já existem na Malásia, América do Norte e América do Sul. A dupla ganhou, recentemente, o Prêmio Carl S. Sloane na categoria Excelência em Associação de Empresas de Consultoria de Gestão, devido ao impacto que a investigação tem gerado sobre a indústria global de consultoria e em organizações, desde empresas atá governos em todo o mundo.

4 – Don Tapscott

Don Tapscott é uma das maiores autoridades mundiais em inovação, mídia e os impactos econômicos e sociais da tecnologia. Ele é fundador e presidente do Global Solution Networks, e CEO do Tapscott Group, empresa que aconselha regularmente líderes empresariais e governamentais em todo o mundo. Don é autor ou co-autor de mais de 15 livros sobre a economia digital, atua como professor adjunto da Rotman School of Management, o Fellow inaugural do Martin Prosperity Institute sendo conselheiro da Universidade de Trent. Seu último livro será publicado em 2016, intitulado Revolução Blockchain: Como a Tecnologia por trás do Bitcoin está mudando dinheiro, negócios e o Mundo (Blockchain Revolution: How the Technology Behind Bitcoin Is Changing Money, Business, and the World). Este será o primeiro livro a explicar por que a tecnologia blockchain – uma plataforma global verdadeiramente aberta – vai mudar fundamentalmente o que podemos adquirir on-line, como o fazemos, e quem pode participar.

5 – Marshall Goldsmith

Dr. Marshall Goldsmith é um dos mais influentes executivos, educadores e escritores do mundo. É pioneiro em ajudar líderes de sucesso a alcançar mudanças de comportamento duradouras e positivas. Seu sucesso é construído sobre uma abordagem muito prática para a liderança. Ele é autor de best-sellers destacados no New York Times e MOJO. O aplicativo Thinkers50 app inclui muitos dos seus principais artigos (em inglês) e o Thinkers50 Video Blog, inclui vídeos exclusivos.

6 – Linda Hill

Linda A. Hill é professora de administração de empresas na Wallace Brett Donham, da Harvard Business School, e também preside a School’s Leadership Initiative. Seu mais recente livro chama-se Collective Genius: The Art and Practice of Leading Innovation (Gênio Coletivo: A Arte e Prática da Liderança Inovadora – 2014). Seus trabalhos anteriores incluem Becoming a Manager (Se Tornando um Gestor, 2003) e Being the Boss: The 3 Imperatives for Becoming a Great Leader (Se Tornando um Chefe: Os 3 Imperativos para se Tornar um Grande Líder (2011). Neste último, Hill examina os desafios de ser responsável e revela como por dominar três disciplinas – gerenciamento de si mesmo; gestão de redes e; gerenciamento de equipes.

7 – Roger Martin

Roger Martin é ex-reitor da Rotman School of Management na Universidade de Toronto. É mais conhecido por seu trabalho sobre o pensamento integrativo como um meio de resolver problemas complexos.

O livro Playing to Win: How Strategy Really Works (Jogando para Vencer: Como a Estratégia Realmente Funciona – 2013), ganhou o Prêmio de Melhor Livro de 2013, da Thinkers50. Seus outros best-sellers incluem The Mind Opposable (A mente Opositora – 2008), The Design of Business: Why Design Thinking is the Next Competitive Advantage  (O Design dos Negócios: Por que o Design Thinking é a Próxima Vantagem Competitiva – 2009), e Fixing the Game: Bubbles, Crashes and What Capitalism Can Learn from the NFL (Ajustando o Jogo: Bolhas, Quebras e o que o Capitalismo Pode Aprender com a NFL – 2011).

8 – Herminia Ibarra

Herminia Ibarra é a criadora e diretora da INSEAD Leadership Transition. Seu livro mais recente, Act Like a Leader, Think Like a Leader (Aja Como um Líder, Pense como um Líder – 2015), explica como melhorar o processo de se tornar um líder. Sua obra mais vendida, Working Identity: Unconventional Strategies for Reinventing Your Career (Identidade Trabalho: Estratégias não convencionais para reinventar sua carreira – 2003) descreve como as pessoas devem reinventar suas carreiras. Em 2013, ela foi eleita a número 1 no Prêmio de Liderança da Thinkers50.

9 – Rita McGrath

Rita McGrath é professora de Pós-Graduação na Business School da Universidade de Columbia e especialista em crescimento estratégico de negócios. Seu livro mais recente, The End of Competitive Advantage: How to Keep Your Strategy Moving As Fast as Your Business (O fim da Vantagem Competitiva: Como manter sua estratégia avançando tão rápido quanto o seu negócio – 2013) foi indicado para o Prêmio de Melhor Livro da Thinkers50. Na obra, Rita McGrath fala, de forma convincente, da sentença de morte para a vantagem competitiva, argumentando que a estratégia e a inovação estão convergindo.

10 – Daniel Pink

Escritor, jornalista, palestrante, assessor político, especialista em negócios, os livros de Daniel Pink incluem Free Agent Nation: The Future of Working for Yourself  (Nação Agente Livre: O Futuro do Trabalho para Você Mesmo – 2001) e Drive: The Surprising Truth About What Motivates Us (Direção: A surpreendente Verdade Sobre o que nos Motiva – 2009). Seu livro de 2012, To Sell is Human: The Surprising Truth About Persuading, Convincing, and Influencing Others (Vender é Humano: A Surpreendente Verdade Sobre Persuadir, Convencer e Influenciar os Outros) foi indicado para o prêmio de Melhor livro, na edição de 2013 do Thinkers50.

Veja lista completa em http://thinkers50.com/t50-ranking/2015-2/

VEJA TAMBÉM