Gestão e Qualidade | 1 de outubro de 2014

Nova UTI Adulto do Hospital da Cidade amplia capacidade de atendimento​

Cerimônia de inauguração da unidade ocorreu no dia 26 de setembro
Nova-UTI-Adulto-do-Hospital-da-Cidade-amplia-capacidade-de-atendimento

O Hospital da Cidade, em Passo Fundo, realizou na noite de 26 de setembro a cerimônia de inauguração da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A estrutura física e funcional de ponta, que passou a receber pacientes no dia 28, é voltada para pacientes adultos.

Com a nova unidade, o Hospital da Cidade amplia o número de leitos de 13 para 18, sendo uma das poucas no Estado a oferecer leitos com isolamento respiratório. Outro diferencial é a estrutura totalmente renovada, conforme explica a coordenadora médica da UTI, Janaína Pilau. “Será equipada com uma central de monitoração dos leitos, com monitores cardíacos e ventiladores de última geração, colchões com tecnologia para prevenção de úlceras de pressão, elevadores de alteração de decúbito para facilitar a mobilização do paciente no leito, além de comodidades para o bem estar dos pacientes visando a humanização do atendimento”, destacou.

Para manter a qualidade nos serviços, na privacidade, na segurança e no bem-estar dos pacientes, a instituição oferece suporte assistencial com uma equipe multiprofissional especializada no tratamento de casos de extrema complexidade. O acompanhamento é realizado por uma equipe que engloba Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social.

Focada em cuidados essenciais para a recuperação dos pacientes e humanização no atendimento, a nova unidade passará a funcionar no décimo andar do Edifício Centenário, com seus 18 leitos distribuídos em uma área de 822m², arejada e com luminosidade que possibilita aos pacientes o acompanhamento do ciclo do dia. Para os familiares e acompanhantes, a UTI oferece uma aconchegante sala de espera.

Além de estrutura física e funcional totalmente renovada, a tecnologia continua aliada no cuidado e na comunicação com os pacientes. Tablets serão utilizados na comunicação entre pacientes e equipe médica, para que pacientes com dificuldade ou impossibilitados de se comunicar possam se expressar, através de um software desenvolvido para esta finalidade.  “A comunicação verbal entre médicos e pacientes ou familiares nem sempre é possível no ambiente de terapia intensiva. Essa ferramenta tecnológica tornará o atendimento mais humano e fará com que algumas necessidades dos pacientes possam ser atendidas”, lembra a coordenadora médica.

A nova UTI Adulto faz parte do projeto de expansão do Hospital e, ao mesmo tempo, celebra o centenário de fundação da instituição. Além da nova unidade, será inaugurada, até o final de 2014, novas instalações da UTI Pediátrica e Neonatal.

VEJA TAMBÉM