Mundo | 31 de outubro de 2014

Nova pílula para diabetes tipo 2 é aprovada nos EUA

Xigduo XR é um comprimido diário com características "2 em 1"
Nova pílula para diabetes tipo 2 é aprovada nos EUA

Uma nova pílula com característica “2 em 1” para a diabetes tipo 2, da farmacêutica britânica AstraZeneca, foi aprovada pelo órgão regulador dos EUA, o The Food and Drug Administration – FDA. O Xigduo XR combina o recentemente lançado dapagliflozina (já aprovado no Brasil pela ANVISA sob o nome de Forxiga) com um antigo medicamento indicado para a moléstia, o cloridrato de metformina.

Este é o primeiro comprimido diário da combinação de uma droga chamada inibidor de SGLT2 e a metformina a ganhar a aprovação nos Estados Unidos. Segundo Elisabeth Björk, Chefe de Desenvolvimento de Medicamentos Cardiovasculares e de Metabolismo da AstraZeneca, a aprovação permitirá uma nova alternativa de tratamento, auxiliando numa abordagem e gerenciamento mais personalizado para a doença.

O SGLT2 é um co-transportador de glicose-sódio encontrado predominantemente no rim, órgão responsável pela maior parte da reabsorção da glicose. Em pacientes com diabetes tipo 2, a capacidade do Rim para reabsorver glicose é aumentada em cerca de 20%, exacerbando ainda mais a hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue) associada com a doença. A inibição seletiva de SGLT2 reduz a reabsorção de excesso de glicose e permite a sua remoção através da urina, conforme nota explicativa disponível no site da AstraZeneca.

VEJA TAMBÉM