Gestão e Qualidade | 2 de julho de 2015

Modelo de gestão no Bloco Cirúrgico do Hospital Moinhos de Vento é destaque no QUALIHOSP

Trabalho reconhecido internacionalmente
Modelo de gestão no Bloco Cirúrgico do Hospital Moinhos de Vento é destaque no QUALIHOSP

O trabalho “Gestão Administrativa do Bloco Cirúrgico – uma reflexão para otimizar o desempenho integrando a Prática Médica, Assistência e Gestão. Um relato de caso”, coordenado pelo gerente de operações do Hospital Moinhos de Vento, Vitor Tadeu Ferreira, recebeu Menção Honrosa no QUALIHOSP – Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde, realizado recentemente em São Paulo.

O evento contou com a participação de palestrantes internacionais e apresentou temas relevantes, com forte participação de hospitais de referência no Brasil. Vitor Ferreira, que representou a instituição gaúcha, palestrou sobre a experiência de implantar a Gestão Administrativa no Bloco Cirúrgico. “Anteriormente, a administração era feita por um médico e uma enfermeira, aos quais foi agregado um especialista em gestão, um administrador. Vale ressaltar que a inserção de uma gestão administrativa profissional em hospitais brasileiros, ainda mais em áreas fechadas, como o Bloco Cirúrgico, é bastante incipiente. O processo, que acaba de completar um ano, tem gerado efeitos bastante positivos. O principal resultado é a viabilização de um número superior de cirurgias realizadas, aumentado a eficiência dos processos cirúrgicos, através da integração e de um planejamento integrado entre médico, enfermeiro e administrador”.

O trabalho – realizado junto com a gerente de Operações Assistenciais, Janice Brustolin, e com o colaborador Marcelo Padilha – foi agraciado com Menção Honrosa, dentre os 304 pôsteres apresentados. “O reconhecimento é gratificante para todos que se empenham para que o projeto ganhe corpo e fique mais robusto a cada dia”, afirma o gerente. Vitor também lembra que no HMV as discussões em torno da prática de ações com qualidade são diárias. O modelo de gestão implantando no Bloco Cirúrgico teve como foco principal auxiliar no alcance das metas estabelecidas no planejamento estratégico da instituição, que foi construído com a metodologia da co-criação.

VEJA TAMBÉM