Gestão e Qualidade | 12 de julho de 2013

Ministério da Saúde divulga Protocolos Básicos de Segurança do Paciente

Documento serve como guia de procedimentos para evitar eventos adversos no tratamento de pacientes
Protocolos Básicos de Segurança do Paciente

O Ministério da Saúde aprovou os Protocolos Básicos de Segurança do Paciente. O documento é dividido em seis tópicos: Identificar corretamente o paciente; Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; Higienizar as mãos para evitar infecções; Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

O Protocolo engloba as sugestões colhidas na consulta pública feita em abril, considera a importância do trabalho integrado entre gestores do SUS, os conselhos profissionais do setor saúde e instituições de ensino e pesquisa sobre segurança do paciente.

Desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Programa Nacional de Segurança do Paciente busca prevenir e reduzir a incidência de eventos que gerem danos ao paciente como quedas, administração incorreta de medicamentos e erros em procedimentos cirúrgicos, tanto em serviços de saúde públicos e privados.

A legislação institui ações para o melhor atendimento do paciente em serviços de saúde e qualidade, em nível nacional, que deverão ser utilizadas por todas as unidades de saúde do Brasil. A versão completa dos Protocolos Básicos de Segurança do Paciente está disponível no endereço www.saude.gov.br/segurancadopaciente.

COMENTE

  • Não será divulgado.

VEJA TAMBÉM