Gestão e Qualidade, Perfil | 16 de abril de 2014

Mauro Stormovski é o novo presidente do Sindihospa

Economista foi eleito para o triênio 2014-2017
Mauro Stormovski

O economista Mauro Stormovski foi eleito, no dia 10 de abril, como novo presidente do Sindihospa, para o exercício 2014-2017. Otimista com as perspectivas do novo desafio, ele vê a harmonia como o mote para a realização de um bom mandato.

Stormovski ingressou na diretoria do Sindihospa em 2006 e participou de três gestões. “Não esperava, definitivamente, uma convocação para fazer parte ou ser cabeça de chapa. Ao mesmo tempo, entendo que há necessidade de mudança na função. Como sou empresário do ramo de Homecare e clínica, talvez eu possa contribuir perante os desafios da saúde. Espero ajudar a posicionar o Sindihospa como a instituição capaz de desenvolver caminhos alternativos para a harmonia desse triunvirato: fonte pagadora, cliente e instituição”, resumiu, em entrevista à FEHOSUL.

O economista é, também, presidente da The British Chamber of Commerce and Industry RS Branch – Brazil (Britcham RS), diretor presidente da Interim Home Care RS e MESCLAR Administração de Pacientes Domiciliares.

SETOR SAÚDE/FEHOSUL – Como o senhor vê a atual situação da saúde em Porto Alegre, especificamente em relação aos representados pelo Sindihospa?

Mauro Stormovski – Vejo a situação dos hospitais como uma realidade institucional em que cada um, com seu tamanho e capacidade de atendimento, procura prestar o melhor serviço para a população. Cada um deles quer fazer o melhor dentro de suas condições, na área tecnológica e de recursos humanos que possuem, nas mais variadas especialidades. Vejo nossa situação com otimismo, temos excelente capacidade instalada. No entanto, a demanda por serviços é superior a essa capacidade pela própria natureza humana. Há sempre a procura por mais tecnologia e medicações sofisticadas. Por outro lado, existem também os grandes ‘players’, planos de saúde, que querem ser rentáveis nas suas operações. Esta realidade impacta a representatividade do Sindihospa. Imagino que, nessa nova gestão, possamos nos posicionar perante a demanda por serviços, a capacidade instalada e as operadoras hoje estabelecidas em Porto Alegre.

SETOR SAÚDE/FEHOSUL – Quais são os principais projetos e objetivos a serem trabalhados nesse triênio?

Mauro Stormovski – Em primeiro plano, a continuidade da sólida gestão institucional presente no Sindihospa, ampliação da representatividade institucional (em âmbito local e nacional) e ser o fórum de discussões para o modelo de políticas – públicas e privadas – no provimento do serviço aos usuários, com ênfase na busca de em um modelo produtivo harmônico, entre provedores, financiadores e beneficiários dos serviços de saúde em Porto Alegre.

SETOR SAÚDE/FEHOSUL – Qual será o principal desafio, neste ano, das entidades de representação dos hospitais, clínicas e laboratórios?

Mauro Stormovski – Sem dúvida, o assunto imediato do ano é a Copa do Mundo. Em Porto Alegre, temos o desafio de prover serviços de saúde aos visitantes internacionais no mês de junho. Aliado a esse fato, estamos no limiar de um inverno e precisamos otimizar o atendimento aos necessitados sem termos aumentado a capacidade instalada dos provedores de serviços em saúde. Como é de costume, há um aumento considerável de procura por serviços, devido às doenças que afloram neste período do ano. Também, estamos em uma fase de transição política estadual e nacional, com as eleições. Neste caso, precisamos estar atentos e participar das discussões para buscarmos a manutenção dos investimentos públicos na área da saúde, em montante compatível com as necessidades do cidadão/usuário.

SETOR SAÚDE/FEHOSUL– Na sua visão, qual é o papel do Sindihospa no desenvolvimento da saúde?

Mauro Stormovski – Vejo o Sindihospa como o fórum adequado para a discussão da saúde de Porto Alegre. Este papel é do Sindihospa, uma vez que as instituições provedoras de serviços de saúde a ele associadas, juntas, possuem a experiência adequada para a busca de um modelo adequado de gestão, harmônico entre as partes (provedores de serviços, financiadores e os usuários).

Conheça a composição da nova diretoria do Sindihospa

DIRETORIA

Mauro Stormovski (Interim Home Care RS, MESCLAR) – Presidente

Fernando Andreatta Torelly (Hospital Moinhos de Vento) – Vice-Presidente

Odacir Vicente Rossato (Hospital Ernesto Dornelles) – Financeiro

Tanira A. Torelly Pinto (Hospital de Clínicas de Porto Alegre) – Divulgação

Claudio Seferin (Hospital Mãe de Deus) – Secretário

DIRETORIA – SUPLENTES

Leomar Bammann (Hospital São Lucas da PUC) – Financeiro

Jorge Avelino Amarilho dos Santos (Clínica São José) – Divulgação

Darci Mallmann (Hospital Divina Providência) – Secretário

CONSELHO FISCAL

Alceu Alves da Silva (Hospital Mãe de Deus)

Carlos Eduardo Nery Paes (Grupo Hospitalar Conceição)

Henri Chazan (Residencial Geriátrico Pedra Redonda)

CONSELHO FISCAL-SUPLENTES

Claudionor Forbrig (Clinoson)

Francisco Dias Duarte (Serdil)

Eduardo Sabbi Clínica (Vitalis)

DELEGADOS REPRESENTANTES

Mauro Stormovski (Interim Home Care RS, MESCLAR)

Fernando Andreatta Torelly (Hospital Moinhos de Vento)

VEJA TAMBÉM