Geral | 30 de setembro de 2014

Laboratórios não exigem mais jejum antes de determinados exames

Prática ainda faz parte da cultura, mas começa a ser desnecessária devido ao avanço da tecnologia
Laboratórios não exigem mais jejum antes de determinados exames

Laboratórios brasileiros de análises clínicas  podem começar a realizar exames laboratoriais sem exigir que paciente esteja em jejum. A mudança, que aos poucos vai sendo implementada, foi debatida no recente Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, realizado no Rio de Janeiro.

Avanços das técnicas de análise do sangue já colocaram fim à necessidade de jejuar para a maioria dos testes laboratoriais. No entanto, a desinformação mantém essa cultura da privação de refeições pré-exame.

Ainda é necessária uma padronização dos procedimentos, já que nem todos os laboratórios têm a tecnologia necessária para realizar este tipo de teste. De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), hoje é possível realizar exame de sangue sem estar em jejum, através de modernos equipamentos para a avaliação das amostras coletadas.

Testes mais populares como o de colesterol, ureia, creatinina, sódio e potássio e hemogramas já podem ser realizados dessa forma. A vice-diretora científica da SBCP, Luisane Vieria, ressaltou ao portal R7 que os estudos estão sendo conduzidos “para padronizar e especificar quais exames podem ser realizados sem o jejum. Alguns ainda não são possíveis de serem feitos sem ele, como os testes de glicemia e triglicerídeos, já que a alimentação interfere diretamente nos seus resultados”.

VEJA TAMBÉM