Mundo | 29 de julho de 2016

Jovem inglesa tem morte associada à pílula contraceptiva

Medicamento Diane-35 também é vendido no Brasil
Jovem inglesa tem morte associada à pílula contraceptivajpg

Uma jovem britânica chamada Charlotte Foster, de 23 anos, morreu em janeiro vítima de uma embolia pulmonar, conforme noticiado pelo jornal The Guardian. Após investigação que foi concluída nesta semana, foi constatado que a pílula anticoncepcional Dianette (no Brasil vendida com o nome de Diane-35) seria o único fator que contribuiu para a formação do coágulo que ocasionou a morte da jovem.

Três semanas antes de sua morte, ela teria ido ao médico com queixa de dor na perna, sintoma comum de trombose, e recebeu a recomendação de “fazer um dia de spa”. A mãe de Charlotte, Cecilia, disse durante o inquérito que Charlotte contou ao médico ter também palpitações, dor na região das costelas, dor nas costas e dificuldade para respirar.

O Diane-35 é um método contraceptivo que também é utilizado para o tratamento da acne. Em 2013 a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou um informe sobre a pílula, alertando para os riscos do produto para pacientes com histórico de processos trombóticos (formação de coágulos em veias ou artérias). Em alguns países europeus, o medicamento foi banido, em função de casos de mortes associadas.

É importante, segundo a Anvisa, que o medicamento não seja ministrado para pessoas que tenham sofrido trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto ou AVC, e também para mulheres com sinais que possam preceder esses problemas, como angina (dor no peito) e episódio isquêmico transitório.

Saiba mais

Governo Francês deixa de Subsidiar Anticoncepcionais por Risco à Saúde

Crise dos Anticoncepcionais muda Comportamento das Mulheres Francesas

Canadá volta a retirar Anticoncepcionais do Mercado

Pesquisa Aponta Benefícios de Contraceptivos de Longa Duração em Relação aos de uso Diário

VEJA TAMBÉM