Tecnologia e Inovação | 21 de agosto de 2015

Hospital Sírio-Libanês melhora o atendimento ao paciente com suporte móvel a decisões médicas

Mais de 2,5 mil tópicos vistos ao mês 
Hospital Sírio-Libanês melhora o atendimento ao paciente com suporte móvel a decisões médicas

Cerca de quatro mil médicos do Hospital Sírio-Libanês permanecem atualizados nas melhores práticas médicas, seja no local de atendimento ou remotamente, usando o UpToDate Anywhere. A ferramenta foi desenvolvida pela Wolters Kluwer, empresa líder mundial em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde.

O recurso de suporte a decisões médicas habilitado para tecnologia móvel é utilizado por mais de um milhão de médicos em todo o mundo. Os profissionais do Sírio-Libanês acessam, mensalmente, mais de 2,5 mil tópicos médicos. As especialidades consultadas com maior frequência são oncologia, informações sobre medicamentos, cardiovascular, neurologia, hematologia, cirurgia geral, doenças infecciosas, medicina geral, endocrinologia, nefrologia, pediatria, reumatologia, pneumologia, medicina de emergência e ginecologia.

O hospital cuida, atualmente, de mais de 120 mil pacientes por ano em seu complexo hospitalar de 100 mil m² no bairro Bela Vista, em São Paulo, além de três localidades adicionais: um centro de diagnósticos e ambulatório no Itaim Bibi, uma clínica multidisciplinar no Jardins e um centro de oncologia em Brasília.

O aplicativo UpToDate permite acesso fácil por meio de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) a mais de 10,5 mil tópicos médicos, quer o médico esteja em uma sala de exames com um paciente, um consultório, uma clínica ou em casa. Um dos principais objetivos da escolha desta instituição de saúde pelo UpToDate Anywhere foi a possibilidade de dispor de dispositivos móveis para dar suporte à educação médica continuada para o corpo clínico, reforçando simultaneamente a qualidade do atendimento ao paciente.

A ferramenta de suporte a decisões médicas melhorou a segurança do paciente no Hospital Sírio-Libanês e aumentou a eficiência no diagnóstico e no tratamento. Segundo o Dr. Luiz Francisco Cardoso, superintendente de pacientes internos do Sírio-Libanês, “este sistema de apoio à decisão clínica criado por médicos e baseado em evidências,  UpToDate, tanto em sua versão web, utilizada desde 2010, como na recém implementada versão móvel, é extremamente útil na rotina dos profissionais da instituição”.

Para Denise Basow, presidente e CEO na Clinical Effectiveness da Wolters Kluwer Health, “o papel inovador do Hospital Sírio-Libanês nos cuidados da saúde brasileira é validado por um número crescente de hospitais em todo o país que adotam o UpToDate como um recurso fundamental para melhorar as decisões clínicas”. A instituição é reconhecida por sua história de excelência e liderança, assim como por seu papel pioneiro na área da saúde e na investigação médica no Brasil.

“O UpToDate permite que o médico do corpo clínico esteja sempre atualizado nas melhores práticas clínicas e, a qualquer momento, ele pode ter as suas dúvidas esclarecidas em relação ao diagnóstico e terapêutica dos pacientes, proporcionando um reflexo direto nos níveis de segurança e eficiência do tratamento”, acrescenta Prof. Dr. Cardoso.

Implementado originalmente no Hospital Sírio-Libanês em 2010, o seu uso vem crescendo a cada ano. Inicialmente, era acessível apenas através da intranet da área de pesquisa científica do hospital e de computadores no local. Em novembro de 2014, com a implementação do UpToDate Anywhere, o acesso tornou-se disponível em qualquer computador ou dispositivo móvel, em qualquer lugar.

“O UpToDate Anywhere representa uma vantagem fundamental em nossa capacidade de obter resultados melhores para o avanço do nosso corpo clínico e para a promoção da qualidade do atendimento e da segurança do paciente. O UpToDate apoia a nossa meta constante de fornecer mais atendimento e de melhor qualidade. Nossa motivação foi perceber que pela primeira vez poderíamos prover apoio aos nossos médicos também no ambiente extra hospitalar, através do acesso disponível em seus dispositivos móveis”, afirma Prof. Dr. Cardoso.

 

VEJA TAMBÉM