Geral | 29 de agosto de 2016

Hospital Restinga busca ampliar doação voluntária de sangue no Extremo Sul de Porto Alegre

Ações em escolas, empresas, associações, terminais de ônibus e praças
Hospital Restinga busca ampliar doação voluntária de sangue no Extremo Sul de Porto Alegre

Unidade com a função de armazenar sangue, a agência transfusional do Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES) é fundamental para estabilizar pacientes que chegam em estado grave na emergência. O estoque é abastecido pelas doações encaminhadas pelo Hemocentro do Estado. Porém, para que mais pacientes possam ser atendidos, é importante contar com a colaboração de doadores voluntários. Com esse objetivo, o HRES, em parceria com lideranças da região Extremo Sul da Capital, criou o grupo Laços de Sangue.

O comitê, formado recentemente, realiza reuniões quinzenais para estabelecer um cronograma de ações. A meta é captar doadores nos bairros Restinga, Belém Novo, Chapéu do Sol, Lageado, Lami e Ponta Grossa, que constituem a região denominada Extremo-Sul da capital. A partir do cadastramento de voluntários, a comissão criará um banco de dados para que esses doadores sejam contatados quando houver necessidade.

“A campanha vai abranger ações em escolas, empresas, associações, terminais de ônibus e praças. É importante que os interessados se dirijam ao Hemocentro do Estado quando forem contatados. Assim, poderão ajudar os pacientes atendidos na sua região e até mesmo em outras cidades”, ressalta a assistente social Claudia Mattia.

Formado por líderes comunitários, professores e profissionais da área da saúde, o grupo nasceu da necessidade de reposição de bolsas de sangue que são fornecidas pelo Hemocentro à instituição. Como forma de estimular a iniciativa, a primeira ação será a doação de sangue coletiva dos integrantes da própria comissão.

A gerente médica do HRES, Gisele Nader, destaca que essa integração reforça a relação entre o hospital e a comunidade. Para Elaine, voluntária no grupo, a atitude é de extrema importância. “Devemos lembrar que esse ato que hoje pode ajudar um desconhecido, amanhã pode ser fundamental para salvar a vida de nossos familiares ou até de nós mesmos”.

Para participar, basta ir ao Hemocentro do Estado (Av. Bento Gonçalves, 3.722 – bairro Partenon, Porto Alegre), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O que é preciso para doar:

* Estar em boas condições de saúde

* Ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais

* Pesar 50 kg ou mais

* Não estar em jejum, mas com alimentação não gordurosa

* Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação

* Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação

* Levar documento oficial de identidade com foto

Mais informações pelo site www.hemocentro.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3336-6755.

VEJA TAMBÉM