Gestão e Qualidade | 26 de maio de 2015

Hospital Divina Providência conquista premiação da Prefeitura de Porto Alegre

Entidade foi destaque na categoria Direito à Saúde
Hospital Divina Providência conquista premiação da Prefeitura de Porto Alegre

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre realizou a 6ª edição do prêmio Destaque em Saúde. A solenidade de entrega ocorreu na noite de 19 de maio, na Câmara Municipal.

A honraria, concedida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), valoriza iniciativas e pessoas que contribuíram, ao longo do ano que passou, para a consolidação de um Sistema Único de Saúde (SUS) inclusivo, universal e humanizado. Estiveram presentes o prefeito em exercício, Sebastião Melo, o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, a coordenadora do CMS, Djanira Corrêa da Conceição, e vereadores municipais. A Fehosul esteve representada pelo assessor da presidência, Alcides Pozzobon.

Durante o evento, Fernando Ritter, ressaltou que “mesmo com todas as dificuldades financeiras que o País vem enfrentando, e que se refletem consequentemente na saúde, temos iniciativas importantes para destacar”, salientou o secretário.

O Hospital Divina Providência foi a instituição de destaque na categoria Direito à Saúde, graças ao projeto Mutirão de Saúde. A coordenadora das Estratégias de Estratégia de Saúde da Família Rincão e Nossa Senhora de Belém, Daiane Benites, disse no evento que a premiação “é o reconhecimento do nosso trabalho por parte do controle social, que é basicamente formado pela comunidade, a  qual merece ter acesso a  um serviço de qualidade através do Sistema Único de Saúde. Este é o objetivo das Unidades de Saúde da Família Rincão e Nossa Senhora de Belém: provar que podemos prestar uma assistência de qualidade através do SUS”.

Conheça os vencedores nas nove categorias:

CONTROLE SOCIAL 

Pessoa: Maria Encarnacion Ortega. Por sua atuação no controle social, segmento usuário, a partir de conselhos locais de Saúde e Conselho Distrital de Saúde da Região Leste.

DIREITO À SAÚDE 

Projeto: Mutirão da Saúde – Hospital Divina Providência e SMS. Desde 2006, as equipes da saúde da família das unidades Rincão e Nossa Senhora de Belém, com apoio de instituições e órgãos públicos, fazem mutirões para propiciar à comunidade o acesso à saúde, além de ações sociais e geração de renda, ofertando consultas médicas, coletas de exames citopatológico, solicitação de exames laboratoriais e mamografia, vacinas, testes rápidos de HIV-Sífilis-Hepatite, avaliação oftalmológica, atingindo um público de aproximadamente 500 usuários em cada evento.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE 

Projeto: Oficina de sensibilização ao profissional que atua com pessoas com deficiência (PCD)–Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O projeto foi realizado no Posto de Atenção Primária em Saúde Glória, no Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Foram realizadas dinâmicas e apresentação do vídeo “Dicas de Convivência”, com a finalidade de compreensão das dificuldades e desafios no atendimento à pessoa com deficiência (PCD).

GESTÃO EM SAÚDE

Pessoa: Elmo Raupp Behenck Viegas. O engenheiro Elmo é servidor municipal e atua na coordenação da assessoria de Projetos da SMS, responsável pela manutenção predial, execução das obras e reformas dos serviços de saúde.

INOVAÇÃO EM SAÚDE 

Projeto: Comitê da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis Congênita de Porto Alegre. O trabalho desenvolvido pelo comitê consolidou-se em 2014, com o objetivo de zerar a transmissão vertical do HIV e prevenir a sífilis congênita no município, que é a capital brasileira com o maior coeficiente de detecção de casos de Aids no Brasil nos últimos sete anos, com média de 103 casos por 100 mil habitantes.

INTEGRALIDADE EM SAÚDE 

Projeto: Grupo de Trabalho de Humanização Partenon/Lomba do Pinheiro. Criado em 2012, mantém encontros mensais. Em 2014, teve várias iniciativas com trabalhos nas unidades da Lomba do Pinheiro na questão da humanização do SUS, como a constituição de Conselhos Locais de Saúde.

SAÚDE DA MULHER

Projeto: Rede Cegonha no Município de Porto Alegre. Através das medidas desenvolvidas, a redução da mortalidade materna em 2014 foi de 66% em relação a 2013, atingindo um coeficiente de 20 mortes maternas para cada 100 mil nascidos vivos, além do aumento do número de gestantes que realizam mais de sete consultas no pré-natal para 74,15%, 1,1% a mais que 2013.

SERVIÇO DE SAÚDE

Instituição: Posto de Saúde Vila Floresta – GHC. O Posto da Vila Floresta, além do atendimento médico, conta com Conselho Local de Saúde constituído desde 1997, que mantém um boletim informativo, servindo de elo entre o posto e a comunidade. O lema da equipe é: “No nosso posto, não recebemos usuários e sim acolhemos pacientes”.

TRABALHADOR EM SAÚDE

Pessoa: Arlete dos Passos Volino. É agente comunitária de Saúde há 16 anos, na Unidade de Saúde da Família Jardim da Fapa.

Foto: Cristine Rochol/PMPA

VEJA TAMBÉM