Mundo | 27 de julho de 2015

Hospital de Portugal faz 5 partos e tem 12 recém nascidos em uma semana

Nasceram três gêmeos e dois trigêmeos
Hospital de Portugal faz 5 partos e tem 12 recém nascidos em uma semana

Três partos de gêmeos e dois de trigêmeos em uma semana e na mesma maternidade fizeram com que as equipes da Unidade de Neonatologia do Hospital de Guimarães, da cidade portuguesa de mesmo nome, ao norte do país, fossem reforçadas com mais colaboradores.

O “acontecimento raro” – ninguém no hospital recorda que tenha acontecido, pelo menos, nos últimos 20 anos – foi relatado pelos canais de comunicação em todo o mundo, veja aqui. Uma “prova de fogo”, descreveu o administrador Delfim Rodrigues.

No dia 13 de julho, segunda-feira, chegaram Isaac, Laura e Vitória, filhos de Sara Aguiar e Joaquim Rodrigues. A ucraniana Tetiana Stadny foi mãe de Kiril, Dária e Alexandra no dia 16 de julho. Além dos dois pares de trigêmeos, nasceram ainda três pares de gêmeos na semana anterior resultando num balanço inédito: 12 bebês para cinco partos, num intervalo de sete dias.

“Obrigou um esforço muito grande. Tivemos de abrir camas de internamento e reforçar equipes”, disse o responsável pela unidade, Fernando Graça. No caso dos trigêmeos, foram necessários mais três médicos, três enfermeiros e camas adicionais.

VEJA TAMBÉM