Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 17 de dezembro de 2014

Hospital Bruno Born inaugura novo Centro Cirúrgico

Instituição estima que, a partir de 2015, poderão ser realizadas 1,6 mil cirurgias por mês
BB01

O Hospital Bruno Born (HBB) de Lajeado inaugurou no dia 15 de dezembro o Centro Cirúrgico Dr. Luiz Paulo Bisogno, um dos maiores investimentos para 2015. A cerimônia ocorreu no 5º andar do prédio do Centro de Tecnologia Avançada (CTA).

O novo projeto desenvolvido pelo HBB tem conceitos de tecnologia e hotelaria inovadores, visando a segurança e a praticidade do paciente. O nome do Centro é uma homenagem ao  médico cardiologista e anestesista que atuou no HBB durante 43 anos e que faleceu em 2012, aos 72 anos.

O  Centro Cirúrgico, que teve investimento de cerca de R$ 3 milhões, possui área física de 1,5 mil m². O espaço será destinado a casos considerados de rápida recuperação, com o paciente entrando pela manhã e recebendo alta até o final do dia, não necessitando de internação.

De acordo com o presidente da instituição, Claudinei Fracaro, “o novo centro cirúrgico faz parte do projeto de Hospital Dia do HBB, cujos serviços serão concentrados no prédio do CTA (Centro de Tecnologia Avançada). Ainda teremos mais serviços que serão agregados ao portfólio da instituição, como mais alas de internação e inseminação artificial”. Só no primeiro dia de funcionamento, foram realizados quatro procedimentos cirúrgicos com anestesia local, sete colonoscopias, 11 endoscopias e quatro fibrobroncoscopia. O prédio do CTA terá um total de 17 andares e estão em obras mais seis andares acima do novo centro cirúrgico localizado no 5º andar.

São oito salas cirúrgicas, todas equipadas individualmente, permitindo agilidade nos procedimentos cirúrgicos. Quatro salas são destinadas para exames de endoscopia e colonoscopia e quatro para videocirurgias, abrangendo diversas especialidades médicas, como cirurgias oftalmológicas e plásticas. As salas de recuperação ficam divididas em dois módulos, cada um com 16 leitos. “Este novo investimento vem com um conceito inovador, composto por estativas de tetos e equipamentos de alta qualidade e tecnologia”, pondera o diretor executivo do HBB, Cristiano Dickel.

Os diagnósticos contarão com cotas pelo SUS, convênios e privados. As cirurgias serão somente privadas. As cirurgias mais complexas, que necessitam de internação, seguirão sendo feitas no centro cirúrgico já existente. O setor realiza em média 800 cirurgias por mês, número que pode subir para até 1,6 mensais.

VEJA TAMBÉM