Gestão e Qualidade | 29 de abril de 2016

Grupo de nefrologia da Fehosul debate marcadores virais com o Ipergs

Valor da sessão de hemodiálise de pacientes renais crônicos com marcadores positivos foi definido
ipergs

O Sistema Fehosul (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul e Sindicatos Filiados) fez reunião, na manhã de 28 de abril, com o Grupo de Nefrologia e a direção-médica do Ipergs, na sede da autarquia estadual. O principal ponto tratado foram os marcadores virais.

O Ipergs já publicou a Portaria nº 35/2016 no Diário Oficial do Estado de 4 de abril, que disciplina a implantação da cobrança de dialisadores de uso único utilizadas em procedimentos hemodialíticos de paciente com sorologia positiva para hepatite B, hepatite C (tratados ou não) e HIV.

Segundo os novos códigos para sessão de hemodiálise, o valor da sessão será de R$ 286 a partir de maio – não haverá pagamento retroativo. O valor está de acordo com o requerido pela Fehosul.

Outros temas debatidos na reunião foram a implantação de Permcath (cateter de longa permanência implantado em veia central, geralmente a veia jugular no pescoço), CAPD (Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua, usada para muitos pacientes com insuficiência renal crônica) e diálise em pacientes portadores de bactérias multirresistentes. Estes temas serão passíveis de debate técnico junto ao IPE-Saúde.

Também foi avaliado o uso de ciclofosfamida em glomerulopatias (grupo de doenças que acometem os glomérulos, uma estrutura microscópica existente nos rins). A autarquia estadual prontamente respondeu que autorizará este procedimento e apresentará solução com brevidade.

Segundo o diretor-executivo da Fehosul, médico Flávio Borges, “foi consenso das partes que a remuneração da sessão de hemodiálise na tabela Ipergs está defasada e que é necessária uma revisão aprofundada do tema para se verificar o impacto financeiro e possível inclusão no orçamento de 2017, juntamente com as demandas de outras especialidades”.

O grupo de nefrologia da Fehosul esteve representada pelo diretor-executivo, médico Flávio Borges; pela presidente da Sociedade Gaúcha de Nefrologia, médica Cínthia Vieira; pelo médico José Alberto Marques (Clínica Vita Rim), pelo gerente administrativo do Instituto de Doenças Renais, administrador Guilherme Thomé, e pelo médico Enio Ziemiecki Jr, da Clínica Intervir. Também estiveram presentes à reunião, o diretor médico do Ipergs, médico Alexandre Escobar; e a assessora da diretoria de saúde, médica Ana Maria Ribeiro.

 

 

TÓPICOS , , , ,

VEJA TAMBÉM