Gestão e Qualidade | 18 de junho de 2014

Fórum RH FEHOSUL aborda o absenteísmo em instituições de saúde

Palestrante foi Lúcia Rohde, presidente da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho
Forum rh 1

O Fórum RH FEHOSUL, realizado no dia 16 de junho, teve como tema o Absenteísmo no trabalho. Para abordar o assunto junto aos profissionais das instituições representadas pela Federação, foi convidada a Dra. Lúcia Rohde, coordenadora do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) do Hospital Moinhos de Vento (HMV), e presidente da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT), em Porto Alegre.

Com 26 anos de experiência, Dra. Lúcia é referência no que se refere a questões que envolvem o absenteísmo – ausência no trabalho. O encontro, no IAHCS, contou com a presença de 32 técnicos de hospitais e clínicas, entre médicos, enfermeiros,  diretores e gerentes de RH.

Segundo a especialista, mais da metade dos casos (60%) tem como motivo doenças ou sintomas de enfermidades. Lúcia Rohde  destacou que é necessária uma gestão dedicada ao absenteísmo, fazendo análises das causas e uma abordagem holística e globalizada sobre o tema, envolvendo chefia, supervisão, ambiente e relações no trabalho. É importante levar em conta questões profissionais, mas também emocionais e sócio-econômicas.

Forum rh 2

Lúcia Rohde (Foto)

“A exposição contribuiu muito para o nosso Fórum, ajudando nossos representados a entender como trabalhar e resolver problemas nesse sentido”, resumiu o diretor executivo da FEHOSUL, Dr. Flávio Borges.

Para acrescentar um panorama legal sobre o absenteísmo, na segunda parte do encontro o assessor jurídico da FEHOSUL, Dr. José Pedro Pedrassani, apresentou atualizações abordadas no Conselho Jurídico da CNS, em Brasília.

O Fórum RH FEHOSUL é um encontro que ocorre mensalmente, desenvolvido pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul, e que atualmente, conta com a participação de gestores de RH de mais de 20 instituições de saúde de cidades do interior e da capital.

 

VEJA TAMBÉM