Gestão e Qualidade | 19 de abril de 2013

Fórum FEHOSUL RH aborda cases de Endomarketing

Participantes também interagiram com advogado da Federação sobre temas jurídicos atuais
Fórum FEHOSUL RH aborda cases de Endomarketing

A reunião do Fórum FEHOSUL RH, com mais de 35 participantes, na tarde desta quinta-feira, 18, na sede da Federação, teve como tema Endomarketing, Comunicação Interna e Clima Organizacional. Três organizações – Santa Casa de Porto Alegre, DiagLaser e Laboratório Geyer – apresentaram suas experiências sobre o assunto. O segundo tema que dominou a pauta contou com a participação do advogado e assessor jurídico da FEHOSUL, Dr. José Pedro Pedrassani, que compartilhou com os dirigentes da área de Recursos Humanos os principais assuntos jurídicos que envolvem os estabelecimentos de saúde e estão em discussão em Brasília, sendo acompanhados pelo Conselho Jurídico da Confederação Nacional de Saúde (CNS).

O advogado trouxe aos participantes da reunião a informação sobre a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) 293/2004. O texto apresenta uma fórmula para a quantidade de profissionais da categoria nos hospitais que não é compreensível. De acordo com o Dr. Pedrassani, existem Conselhos Regionais de Enfermagem que estão promovendo fiscalizações. O Conselho Jurídico da CNS está avaliando o documento, com vistas a ajuizar uma ação questionando a validade e eficácia do documento pela CNS ou pelas respectivas Federações.

Outra informação repassada pelo assessor jurídico é a existência de discussões no Conselho Federal de Medicina (CFM) a respeito do dimensionamento da equipe médica nos prontos-socorros hospitalares. “Neste momento, a postura da CNS é acompanhar a evolução das discussões na entidade médica”, declarou Dr. Pedrassani.

A questão da redução de jornada de trabalho foi outro tema abordado, pois o Projeto de Lei (PL) 2295/2000, que prevê a redução da jornada de trabalho para enfermeiros, encontra-se basicamente no aguardo de votação final. O principal impedimento de pauta de votações é a preocupação do governo federal com as instituições públicas e os custos que serão gerados com as novas contratações para cumprir a nova lei, caso seja aprovada.

O Projeto de Lei sobre a terceirização – 4330A/2004 – está avançado no Congresso Federal e deverá ser aprovado ainda este ano. “Deve-se ter-se cautela quanto a futuros entendimento judiciais, pois o texto autoriza a terceirização em qualquer atividade, não distinguindo mais se de meio ou da essência final da atividade econômica. Dado que a interpretação ocorrerá pelo Poder Judiciário, é possível a formulação de um raciocínio calcado na inconstitucionalidade dessa proposição por representar uma precarização do emprego”, declara Dr. Pedrassani.

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Endomarketing, Comunicação Interna e Clima Organizacional

O jornalista e Coordenador de Comunicação da Santa Casa de Porto Alegre, Ivo Stigger, apresentou o programa de Comunicação Interna do Complexo durante o Fórum FEHOSUL RH. Implantado em 2008, quando ainda não havia nenhum sistema de Comunicação Interna na Instituição, a novidade é recente em termos de troca de informações entre os setores. “Nós já éramos um complexo, com sete hospitais e, para fazer um comunicado sobre o desligamento de um gerador, por exemplo, tínhamos que reunir alguns líderes e informa-los. Mas, nem sempre todos os funcionários recebiam a informação como deveria”, contou o profissional.

Com 6,7 mil funcionários e mais 1,6 mil médicos, a área de Comunicação Interna é subordinada à Direção de Relações com Sistemas de Saúde, que responde à Direção Geral e conta com uma equipe de dois profissionais atuando diretamente. Porém, a área de Comunicação da Santa Casa é composta por seis jornalistas que respondem por toda a demanda do Complexo de sete hospitais.

Com sete canais de comunicação entre a empresa e os funcionários, a Santa Casa divide sua Comunicação Interna entre meios eletrônicos e físicos. Os virtuais são a maioria e a periodicidade também, por atenderem grande parte da equipe. Porém os murais ainda contam com uma grande abrangência – 50 no total – e estão expostos em áreas que podem ser acessados tanto pelo público interno e externo.

“A valorização dos funcionários é uma das nossas preocupações. Nossos canais de comunicação são utilizados para divulgação de informações estratégicas da empresa, mas também para valorizar nossa equipe”, destaca o Coordenador da Comunicação da Santa Casa.

Entre os projetos para este ano está a implantação do Mural eletrônico, TV Santa Casa – que já foi instalada no Hospital São Francisco – e o Comitê de Qualificação Permanente da Comunicação Interna.

DiagLaser

A segunda empresa a apresentar seu projeto de Endomarketing foi a clínica oftalmológica DiagLaser. Para a responsável pelo Endomarketing da instituição, Cleusa Mokva, o tema é responsável por “motivar, fazer as pessoas participarem e premiar essas pessoas. Deve ser farto, dar motivos e tudo isso deve estar ligado à estratégia da empresa”, contou.

A comunicação deve ser clara e, segundo Cleusa, na DiagLaser, os colaboradores devem tem liberdade para expor suas ideias aos diversos níveis hierárquicos, permitindo que os profissionais tenham acesso direto aos seus superiores. Em um dos programas da empresa, em até 15 dias após a contratação do novo colaborador, ele deve ter um encontro com o presidente da empresa. “Ele precisa saber de quem estamos falando, ter a referência do gestor.”

Outra iniciativa que melhorou a comunicação interna foi a levar os colaboradores para passarem um dia em outros setores. Dessa forma, eles puderem vivenciar outras experiências e diminuir as falhas internas.

E a representante do Laboratório Geyer, psicóloga Júlia Geyer, apresentou uma experiência de Endomarketing de uma empresa em que atuou que não é ligada ao setor saúde, mas que contribuiu para as boas práticas do grupo.

Com exemplos de programas e iniciativas variadas para valorização dos funcionários, a psicóloga contou cases para motivar os profissionais em datas comemorativas, como agir quando há empresas com filiais espalhadas em vários estados brasileiros, entre outas importantes experiências.

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