Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 23 de setembro de 2014

Especialista da Novartis é a convidada da primeira edição dos Debates Auditoria e Saúde

"Atuação Farmacêutica em Auditoria em Saúde" ocorre dia 30
Farmacoeconomista da Novartis é a convidada da primeira edição dos Debates Auditoria e Saúde

No dia 30 de setembro a FEHOSUL, Sociedade de Auditoria em Saúde – SAUDS e o IAHCS realizam mais um importante evento voltado para a qualificação dos profissionais da área da saúde. Para debater sobre a Atuação Farmacêutica em Auditoria em Saúde, a convidada é a gerente de farmacoeconomia da Novartis Brazil, Cibele Suzuki.

A farmacêutica da empresa multinacional será a primeira participante da série Debates Auditoria e Saúde. Ela fará palestra sobre a contribuição do profissional farmacêutico, trazendo exemplos que ocorrem no mercado e destacando assuntos que envolvem a análise da eficiência de medicamentos a partir de critérios clínicos e econômicos, aliando a questão terapêutica e a disponibilidade de recursos financeiros. “Faço avaliação de custo e efetividade de novas tecnologias. Pretendo ressaltar a importância desse contexto, falar da locação eficiente em recursos, especialmente no que se refere a medicamentos”, explicou Cibele.

“A demanda é alta no que diz respeito à redução de custos e, ao mesmo tempo, à disponibilidade de aplicar novas tecnologias, pressão para usar novas drogas. Mas é preciso analisar se a medida funciona ou não. É importante analisar se, realmente, o paciente precisa disso. Será que estamos desperdiçando muita tecnologia onde é desnecessário?”, salientou a especialista.

Cibele Suzuki lembra que a correta utilização de ferramentas, drogas e finanças é um ponto diferencial no rendimento de uma empresa. “É fundamental avaliar se a instituição usa adequadamente os seus recursos, ou se gasta demais com um paciente – através do não controle da doença, do excesso de tempo de internação, exames e consultas –, quando seria possível um tratamento mais direto e eficaz”, ponderou.

A Novartis desenvolve e comercializa produtos inovadores na área da saúde, através de pesquisas e desenvolvimentos inovadores, orientados pelas necessidades dos pacientes. Em 2013, a Novartis foi agraciada como a principal farmacêutica do Brasil no ranking As 1000 Melhores Empresas do Brasil 2013 da Revista IstoÉ Dinheiro, na categoria Inovação e Qualidade.

As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas. (inscrições aqui)

Programação:

19h30 – Recepção

20h – Palestra – Atuação Farmacêutica em Auditoria em Saúde

Cibele Suzuki, gerente de farmacoeconomia da Novartis Brazil (Health Economics & Outcomes Research Manager)

20h50 – Debate

Cibele Suzuki e Eduardo Dias Lopes, coordenador do curso MBA Auditoria em Saúde do IAHCS

21h30 – Coquetel

 

VEJA TAMBÉM