3 de setembro de 2015

Sessão Especial de 25 Anos, com Bruce Chabner, Mark Hlatky e José Temporão – Porto Alegre (ASRM)

Sessão Especial de 25 Anos, com Bruce Chabner, Mark Hlatky e José Temporão – Porto Alegre (ASRM)

A Academia Sul-Riograndense de Medicina (ASRM), entidade fundamental no desenvolvimento e na valorização científica e ética da profissão médica no Estado, completa 25 anos de atividades.

Para celebrar a data, lideranças da saúde estarão reunidas na Sessão Especial Comemorativa de 25° Aniversário, que será realizada no dia 26 de setembro, sábado, no Auditório do CREMERS . A programação científica terá três palestras de especialistas renomados internacionalmente.

A primeira palestra será “As Perspectivas do Tratamento do Câncer para as Próximas Décadas”, que será proferida pelo Prof. Bruce Chabner, Chefe do Centro do Câncer do Massachusetts General Hospital, da Universidade de Harvard, e ex-diretor do National Cancer Institute dos EUA.

A segunda será “O que Esperar das Próximas Décadas na Cardiologia”, com Mark Hlatky, Coordenador de Pesquisa Cardiovascular da Stanford University (EUA). O Prof. Hlatky possui renomada produção científica em sua especialidade e recebeu recentemente o “Life Achievement Award” pela Sociedade Americana de Cardiologia.

Por fim o médico José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde, Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, Professor da Escola Nacional de Saúde Pública e Pesquisador Sênior da Fundação Oswaldo Cruz, encerra a série de palestras abordando o tema “A Saúde no Brasil: desafios das próximas décadas”.

“A Sessão é aberta aos colegas da equipe de saúde e demais interessados. Tenho a convicção de que teremos uma programação científica de interesse geral e à altura de nossa data comemorativa dos 25 anos de fundação da ASRM”, destacou o médico Gilberto Schwartsmann, Coordenador Cientifico do evento e Vice-Presidente da ASRM.

Sobre a ASRM

A ASRM foi fundada em 19 de maio de 1990, em Porto Alegre, como sociedade civil e científica, sem fins lucrativos. Dentre suas atribuições estão a de contribuir para o desenvolvimento e progresso da Medicina e Ciências correlatas; colaborar com as autoridades oficiais competentes em assuntos relativos à Saúde Pública e problemas correlatos; apresentar sugestões, solicitar providências e, quando for o caso, responder a consultas encaminhadas por autoridades; manter intercâmbio com entidades afins e com Instituições Públicas e Privadas de finalidades semelhantes ou complementares às suas; cultivar a memória e tradições da Medicina do Rio Grande do Sul e organizar um acervo sobre a História da Medicina no Rio Grande do Sul e no Brasil. Fernando Jobim, doutor em Medicina pela Ufrgs com pós-graduação na Universidade do Texas (EUA) e Universidade de Oxford (Reino Unido), é o atual presidente da ASRM (gestão 2015-2016).