29 de agosto de 2016

Grand Round: “Telemedicina: novas tecnologias em emergência” – Porto Alegre (HMV)

Uso de novas tecnologias nas emergências é tema de debate no Hospital Moinhos de Vento

Grand Round acontece no dia 30 de agosto, das 12h15 às 13h15 

Uma em cada seis pessoas no mundo terá um Acidente Vascular Cerebral ao longo de sua vida. E o principal caminho para diminuir as sequelas e reduzir o número de mortes por AVC é garantir o atendimento rápido. Para isso, a Telemedicina tem sido uma forma de atender esses pacientes. Mas, como em toda novidade, essa mudança gera questionamentos sobre sua efetividade. Por isso, no dia 30 de agosto, o Grand Round Hospital Moinhos de Vento e Johns Hopkins Medicine International discutirá o tema “Telemedicina: novas tecnologias em emergência”.

Em 2014, o Hospital Moinhos de Vento lançou a primeira Central de Teleneurologia de Porto Alegre. A iniciativa, realizada a partir de parceria com o Centro Avançado de Neurologia e Neurocirurgia (CEANNE), funciona no Serviço de Emergência da Instituição. A Central presta atendimentos via Telemedicina para a Unidade de Média Complexidade do Hospital Viamão através de Neurologistas que tem acesso aos exames e contato direto com a equipe e paciente no local, via videoconferência, 24 horas por dia, sete dias da semana. No Rio Grande do Sul, Santo Ângelo e São Leopoldo também já utilizam essa nova forma de atendimento.

“Atualmente, encontramos poucos neurologistas disponíveis em serviços de emergência, em especial no interior do Estado. Mesmo nos hospitais que contam com um profissional, em geral ele não fica de forma presencial no local, e sim como sobreaviso. Por isso a Telemedicina tem se mostrado muito eficaz no manejo emergencial, possibilitando a interação imediata entre o médico local, o neurologista consultor e o paciente” ressalta Gustavo Costa Fernandes, Neurologista do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento e um dos debatedores do evento.

Para o gestor de Telemedicina do CEANNE, a Telemedicina ainda precisa quebrar alguns paradigmas. “Vejo que não existem obstáculos tecnológicos para a divulgação desse método inovador, mas sim, que isso está muito mais ligado a descrença das pessoas sobre a efetividade. Em todas as unidades em que hoje existe a Telemedicina, houve um receio por parte das equipes de saúde. Porém, essa ideia mudou assim que perceberam os resultados na redução de sequela e mortalidade de pacientes com AVC”, ressalta Fernando Pisa.

Segundo Fernando, eventos como esse promovido pelo Hospital Moinhos de Vento disseminam informações e proporcionam a conscientização àqueles que fazem parte do sistema da saúde. “Como é uma mudança ainda existe uma barreira, causa medo e estranheza. Quanto mais informações e conhecimento sobre isso, melhor”, conclui o especialista que também integrará a atividade.

O Grand Round, que será coordenada pelo Gerente Médico do Hospital Moinhos de Vento, Gabriel Dalla Costa, contará ainda com a palestra do Presidente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado – Capítulo RS, Luciano Eifler.

As inscrições devem ser realizadas no site www.iepmoinhos.com.br/eventos .

Serviço

O quê: Grand Round Hospital Moinhos de Vento e Johns Hopkins Medicine International – Telemedicina: novas tecnologias em emergência

Quando: 30 de agosto, das 12h15 às 13h15

Onde: Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital Moinhos de Vento (Rua Ramiro Barcelos – Bloco C – 4º andar)

Mais informações: (51) 3537-8735 ou pelo e-mail eventoscientificos@hmv.org.br