Mundo | 15 de setembro de 2016

EUA: Champix pode perder “tarja preta” nas embalagens

Medicamento contra tabagismo causa controvérsias sobre os seus efeitos
eua-champix-pode-perder-tarja-preta-nas-embalagens

Vendido com os nomes de Chantix ou Champix (vareniclina) e produzido pela Pfizer, o medicamento contra o vício do cigarro desperta controvérsias sobre a sua segurança desde a sua aprovação. Dúvidas envolvem problemas cardíacos e até mesmo suicídio. Em março de 2015, a FDA emitiu alerta sobre os riscos de suicídio em pacientes que fazem uso do medicamento.

Mesmo assim, a Pfizer vem tentando sensibilizar as autoridades dos EUA a remover o aviso de alerta dos rótulos do produto (‘tarja preta’, black warning box), argumentando que tal alerta diminui a chance de potencializar os benefícios a um maior número de pessoas e mercados.

No dia 14, a gigante da indústria farmacêutica deu um passo importante para alcançar este objetivo. Um Comitê Consultivo da FDA elogiou a empresa em novos dados apresentados, baseado em um estudo chamado EAGLES (Evaluating Adverse Events in a Global Smoking Cessation Study).

Mesmo com algumas considerações contrárias, a maioria dos participantes concordou que os benefícios excedem os riscos.

“É a coisa certa a fazer a partir de uma perspectiva de saúde pública”, disse um dos membros que votou a favor da remoção do aviso. A maioria do Conselho – composto por 19 membros -, votou para a remoção das instruções na caixa sobre o risco neuropsiquiátrico grave com Champix.

A reunião foi apenas o primeiro obstáculo vencido pela Pfizer. A decisão final está agora nas mãos do FDA. As recomendações do painel não são vinculativas, embora o regulador geralmente siga a decisão do painel.

A receita global do Champix no primeiro semestre deste ano alcançou US$ 434 milhões, com aumento de 31% em relação ao semestre anterior.

O Brasil foi o segundo País após os EUA a disponibilizar o produto, liberado pela Anvisa no ano de 2007. O vareniclina é um remédio que só pode ser usado com acompanhamento, após avaliação e prescrição médica.

VEJA TAMBÉM