Estatísticas e Análises | 20 de junho de 2016

EUA anunciam guia de prevenção de Pneumonia causada pela bactéria Legionella

Cuidar da qualidade da água é fundamental para evitar contaminação
EUA anunciam guia de prevenção de Pneumonia causada pela bactéria Legionella

Administrar melhor a água evita a maioria dos casos de Doença do Legionário, uma forma severa de pneumonia causada pela bactéria  Legionella pneumophyla e outros tipos de Legionella. De acordo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), os grandes surtos nos EUA nos últimos 15 anos poderiam ser evitados.
A agência norte-americana lançou um guia prático para ajudar as organizações a melhorar a gestão do sistema de água: o “Programa de Desenvolvimento de Gestão da Água para Reduzir o Desenvolvimento e a Propagação de Legionella em Construções: Um Guia Prático para Aplicação de Normas na Indústria” (veja o guia, em inglês, aqui).

O guia tem como objetivo ajudar na avaliação do sistema de água e de dispositivos na instituição para desenvolver um programa de gestão eficaz da água. Entre as recomendações, estão:

·         Uma planilha simples (sim/não) para determinar se um edifício inteiro ou partes dele estão em maior risco para o crescimento e propagação de Legionella

·         Um passo a passo básico dos elementos de um programa Legionella  de gestão da água

·         Cenários que descrevem problemas de qualidade de água comum e exemplos de como responder a eles para reduzir o risco

·         Considerações especiais para aqueles que trabalham nas unidades de saúde

A Legionella se desenvolve melhor em estruturas de sistemas de água que não estão bem conservados. A maioria dos pacientes se recupera plenamente da Doença do legionário, mas cerca de um em cada 10 morre.

A maioria das pessoas se contamina inalando gotículas de água que contenham a bactéria. A contaminação tem sido associada a diversas fontes de transmissão. Por essa razão, o CDC investigou 27 surtos de doenças nos EUA e encontrou as fontes mais comuns de associação à doença:

·         Água potável ou água utilizada para o banho (56%)

·         Torres de refrigeração – sistemas de ar condicionado (22%)

·         Banheiras de hidromassagem (7%)

·         Equipamento industrial (4%)

·         Fontes decorativa / cascatas decorativas (4%)

 

A transmissão também pode ocorrer após a pessoa mexer em solo contaminado, através da água contaminada em piscina ou em equipamentos de fisioterapia.

De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde, estima-se que morrem por ano cerca de 5 mil pessoas pela pneumonia causada pela legionella no Brasil. A melhor forma de prevenção é fazer avaliação de riscos nas edificações existentes. Para isso o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) é uma exigência da Portaria 3.523/1998 do Ministério da Saúde e da Resolução nº 9/2003 da Anvisa, e também é um mecanismos que auxilia no controle da qualidade do ar de interiores. O PMOC se aplica a todo estabelecimento que possua sistema de climatização artificial, e tem o objetivo de assegurar a correta manutenção dos aparelhos.

 

VEJA TAMBÉM