Mundo | 29 de janeiro de 2015

Droga mais cara do mundo é aprovada no Reino Unido

Soliris recebeu aprovação para tratar doença hemolítica rara
Droga mais cara do mundo é aprovada no Reino Unido

O Soliris (eculizumab), do laboratório Alexion dos Estados Unidos, é a única droga disponível para a terapia de uma doença extremamente rara, a Síndrome Hemolítico-Urêmica Atípica (SHUa), que provoca a inflamação dos vasos sanguíneos e formação de coágulos sanguíneos em todo o corpo, com o risco de falha súbita de órgãos vitais. O medicamento foi aprovado pelo Instituto Nacional para a Saúde e a Excelência Clínica (Nice), órgão que congrega médicos, pacientes, indústria farmacêutica e outros especialistas para discutir sobre a aprovação ou não de novas drogas para doenças crônicas, na Grã-Bretanha.

A substância ativa eculizumab pertence a uma classe de medicamentos denominada anticorpos monoclonais. O eculizumab liga-se e inibe uma proteína específica do organismo que causa inflamação.

O medicamento poderá custar ao Sistema de Saúde Nacional da Inglaterra (NHS) 82 milhões de libras em até cinco anos. Na cotação em reais de 29 de janeiro de 2015, algo em torno de R$ 319 milhões.

Condições para a aceitação do medicamento foram impostas pelo governo britânico e incluem o desenvolvimento de regras – com fundamentos clínicos – para iniciar e parar o tratamento, o controle do número de pessoas que possuem a doença e do número de pessoas que utilizam o medicamento, o uso do Soliris através de um centro especializado, a criação de sistemas de monitoramento para registrar a dose e a duração do tratamento, e um programa de pesquisa para avaliar quando a interrupção do tratamento pode ocorrer.

No Brasil, este medicamento não é registrado pela Anvisa, porém já vem sendo utilizado através do SUS, por meio de ações judiciais que garantem a importação e o direito de utilizar o tratamento

VEJA TAMBÉM