Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 19 de dezembro de 2014

Dois cursos de medicina do RS tiveram desempenho insuficiente em avaliação do MEC

UFRGS e UFPel tiveram nível 2 na avaliação do Conceito Preliminar de Curso
Ministério-da-Educação-Agência-Brasil

Na avaliação Conceito Preliminar de Curso (CPC), do Ministério da Educação (MEC), dois cursos de medicina de universidades do Rio Grande do Sul tiveram desempenho insuficiente. Publicados no Diário Oficial da União de 18 de dezembro, os dados sobre o CPC e do Índice Geral de Cursos (IGC) são referentes às avaliações aplicadas nas instituições de ensino superior em 2013.

O conceito do MEC dispõe as instituições em uma escala que vai de 1 a 5. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) alcançaram nível 2. Ao todo, o governo considerou insatisfatórios 27 dos 157 cursos de medicina do País presentes no estudo.

Em relação ao setor saúde, o CPC também avaliou as graduações em biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina veterinária, nutrição e odontologia. Também receberam os conceitos os cursos tecnológicos de gestão hospitalar e radiologia (veja os dados completos no Diário Oficial.

O CPC avalia o rendimento dos alunos da seguinte forma: 55% da nota pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); 15% pela infraestrutura e 30% pelo corpo docente. O MEC considera insuficiente conceitos com notas 1 e 2. Já o cálculo do IGC inclui a média ponderada dos CPC e dos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.

O diretor da Faculdade de Medicina da UFRGS, José Geraldo Lopes disse à Rádio Gaúcha, que esperava esse resultado. Ele justificou o desempenho pelo fato de que a maioria dos estudantes do último ano do curso ter boicotado a prova do Enade. Já a vice-reitora da UFPel, Denise Gigante, afirma que a nota baixa se deu pela infraestrutura, pois a universidade não possui um prédio próprio para o hospital universitário. A UFPel garantiu a aprovação do projeto para a construção do prédio próprio e as obras devem começar em 2015.

Avaliação dos cursos de medicina das universidades gaúchas:

Universidade de Caxias do Sul – 4

Universidade Federal do Rio Grande (FURG) – 4

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – 4

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – 4

Universidade Luterana Do Brasil (ULBRA) – 3

Universidade Católica de Pelotas – 3

Universidade de Passo Fundo (UPF) – 3

Universidade Federal de Santa Maria Medicina Santa Maria (UFSM) – 3

Universidade Federal De Pelotas (UFPEL) – 2

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 2

VEJA TAMBÉM