Geral | 13 de março de 2014

Dia Mundial do Rim é celebrado em 13 de março

Campanha de 2014 foca a Doença Renal Crônica
dia mundial do rim

Um rim bem cuidado é essencial para uma vida longa e saudável. O órgão é responsável por funções fundamentais, como eliminar resíduos tóxicos oriundos do metabolismo e regular o volume de líquido corporal. Sua importância é tamanha que, no dia 13 de março, é celebrado o Dia Mundial do Rim.

A data procura chamar a atenção para um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Em 2014, o foco é abordar a Doença Renal Crônica (DRC), que atinge uma em cada 10 pessoas. Por isso, o slogan da campanha é “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”.

A DRC pode levar à perda total das funções (falência renal), o que exige a realização periódica de hemodiálise para filtragem do sangue e de transplante. A doença se caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal. O percentual pode aumentar para 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos (10% da população brasileira), o que mostra que o risco aumenta substancialmente com o envelhecimento.

Prevenção

A falta de cuidado e prevenção são medidas que podem danificar os rins como a diabetes, pressão alta e doenças cardíacas. A medida do envelhecimento mais a pessoa está propensa a desenvolver alguma doença renal, que pode chegar à insuficiência renal crônica, sendo necessário o tratamento renal substitutivo como a diálise ou transplante.

Dados da SBN revelam que atualmente cerca de 100 mil brasileiros realizam tratamento de diálise.

Atitudes simples como controlar o consumo de sal e açúcar, não fumar, praticar atividades físicas e realizar periodicamente exames de urina, glicemia e de creatinina, podem evitar a doença renal crônica.

VEJA TAMBÉM