Estatísticas e Análises, Mundo | 29 de julho de 2015

Coreia do Sul declara o fim da epidemia de Mers

Um total de 186 pessoas foram infectadas e 36 morreram
Mers

A Coreia do Sul declarou, dia 28 de julho, o fim da epidemia da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers, sigla em inglês). Desde o primeiro registro, em 20 de maio, a doença matou 36 pessoas e contaminou outras 186 no país. As informações são da agência de notícias Yonhap.

As autoridades de saúde haviam anunciado, dia 27, que não havia mais pessoas submetidas à quarentena – para evitar a propagação do surto. O último cidadão suspeito de sofrer da síndrome recebeu alta, sendo o último das cerca de 16.700 pessoas investigadas desde que foi detectado o vírus. Ainda há 12 pacientes submetidos a tratamento por diversas complicações relacionadas ao Mers, embora só em uma delas o vírus permaneça ativo, segundo o Ministério da Saúde.

O primeiro caso foi de um homem de 68 anos, diagnosticado com o vírus depois de uma viagem à Arábia Saudita. Não existe vacina para tratar o coronavírus, que apresenta uma taxa de mortalidade de quase 35%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O novo coronavírus é considerado já virtualmente extinto após não serem detectados casos adicionais em mais de três semanas (http://setorsaude.com.br/coreia-do-sul-registra-nova-morte-por-mers-a-primeira-no-mes-de-julho/). Para anunciar oficialmente o fim do surto, é necessário que transcorram 28 dias sem novos casos desde que o último infectado tenha tido alta, segundo o estabelecido pela OMS.

VEJA TAMBÉM