Geral | 27 de abril de 2015

Começa a vacinação contra a gripe na rede pública

A opção tetravalente é oferecida somente na rede privada
Começa a vacinação contra a gripe na rede pública

No Rio Grande do Sul, a vacinação contra a gripe na rede pública iniciou na segunda-feira, 27, uma semana antes do calendário nacional.  A antecipação é uma estratégia definida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), com o aval de entidades médicas, com o objetivo de imunizar as pessoas dos grupos de risco antes da chegada do clima frio, pois a vacina oferece maior proteção após três ou quatro semanas após a aplicação.

A rede pública oferece a vacina do tipo trivalente que atua como proteção contra dois tipos do vírus do grupo A e para um do tipo B. Segundo a SES, a proteção com a trivalente garante eficácia na defesa aos principais tipos de gripe com incidência no Rio Grande do Sul.

Alguns hospitais e clínicas privadas já apresentam a opção da tetravalente, que garante proteção contra mais um vírus do tipo B. Foi verificado maior frequência em casos do tipo B no Hemisfério Sul, porém não de forma significativa em comparação com os surtos já apresentados pela gripe do tipo A. Esta opção não é indicada para menores de três anos.

Os hospitais Moinhos de Vento (Unidade Iguatemi, telefone: 51 3327.7000, atendimento das 10h às 22h) e Mãe de Deus (Mãe de Deus Center, telefone 51 3378.9802, das 10h às 19h de segunda à sexta e das 10h às 16h aos sábados) oferecem a dose por R$ 100,00; mesmo valor de uma das clínicas verificadas, a Clínica Vacine (Rua José de Alencar, 237 – telefones 51 3233.9090 ou 51 3233.6990,das 8h às 19h30 de segunda à sexta e das 8h às 18h30 aos sábados). Todas instituições têm descontos para beneficiários de planos de saúde.

Sartori e Gabbardo

O governador José Ivo Sartori participou da abertura da campanha de vacinação contra a gripe, realizada nas dependências do Asilo Padre Cacique, em Porto Alegre. O secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, também esteve presente. O Padre Cacique foi o local escolhido para o lançamento da campanha por reunir um dos grupos prioritários para a vacinação, que são as pessoas com mais de 60 anos. A instituição, fundada em 1898, abriga hoje 150 idosos, com média de idade em 82 anos.

Cerca 3,5 milhões de gaúchos que fazem parte dos grupos prioritários: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e doentes crônicos, com recomendação médica (por problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, entre outros). Durante o período da campanha, que vai até 22 de maio, a vacinação estará disponível nos mais de 1,8 mil unidades básicas de saúde no Estado.

 

VEJA TAMBÉM