Tecnologia e Inovação | 10 de abril de 2014

Cardiologista do Divina recebe treinamento para implante de stent coronário absorvível

Dr. Gilberto Lahorgue Nunes foi um dos três médicos brasileiros a visitar o Canadá para se especializar na técnica
Gilberto Lahorgue Nunes

O cardiologista Gilberto Lahorgue Nunes, coordenador do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Divina Providência foi um dos três médicos brasileiros a ir ao Canadá, em março, para realizar treinamento para implante de stents coronários absorvíveis.

Dr. Gilberto Nunes (foto) é o único especialista do Sul do Brasil a receber esse treinamento. Ele ensina que, ao contrário dos stents conhecidos (implantes metálicos e permanentes), o novo dispositivo, feito de um polímero à base de ácido lático, apresenta como vantagens o suporte mecânico à parede da coronária e liberação local de drogas antiproliferativas, mas com a vantagem de ser temporário. “Após um período de 12 a 18 meses este stent é totalmente absorvido pelo organismo”, confirma o especialista.

A coronária do paciente volta a funcionar normalmente, como se não tivesse sido tratada, o que não ocorre quando são utilizados os stents metálicos. Outra vantagem é que o implante metálico permanente pode gerar problemas clínicos a longo prazo, devido ao desenvolvimento de uma reação inflamatória local crônica.

A nova tecnologia é a mais avançada disponível para o tratamento das obstruções coronárias em pacientes portadores de angina do peito e, atualmente, só está aprovada para uso no Canadá e na Europa. A Anvisa ainda está em processo de aprovação do stent bioabsorvível. A estimativa é de que o produto chegue ao mercado no segundo semestre de 2014.

VEJA TAMBÉM