Mundo | 23 de janeiro de 2015

Cães e os benefícios para a saúde humana

Jonhs Hopkins Medicine lista exemplos de conexões positivas entre cães e as pessoas
Cães e os benefícios para a saúde humana

Ter um animal de estimação, como um cachorro, ou simplesmente conviver habitualmente com um, traz benefícios para a saúde. É o que atesta um especialista da Jonhs Hopkins Medicine – um dos principais sistemas de cuidados de saúde no mundo -, que tem como missão melhorar a saúde das comunidades pelo mundo, inclusive com atuação no Brasil, através de parceria com o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre.

Um levantamento desenvolvido pela instituição, nos EUA, indica que possuir um animal de estimação oferece uma variedade de benefícios para a saúde, conforme destaca o diretor médico do Beacham Center for Geriatric Medicine (da Jonhs Hopkins Medicine), Dr. Jeremy Barron.

Segundo a instituição americana, mesmo aquelas pessoas que não tem um animal doméstico na sua casa podem se beneficiar dos vantagens de ter a companhia de um cão. E cita como sugestão para estas pessoas, que se ofereçam para levar o cachorro de um vizinho para passear, ou ainda, darem atenção aos “bichos” em um abrigo de animais na sua cidade.

Veja como a conexão entre humanos e animais de estimação pode ser positiva para a saúde – de ambos -, segundo o doutor Jeremy Barron:

Reduz o estresse

Simplesmente acariciar um cão reduz o hormônio do estresse chamado cortisol (níveis altos têm sido associados com baixa imunidade, ganho de peso e outros problemas de saúde), enquanto que a interação entre as pessoas e seus cães efetivamente aumenta os níveis do hormônio da felicidade, a oxitocina.

Segundo uma pesquisa recente, 84% dos pacientes com transtorno de estresse pós-traumático (após um trauma físico ou emocional, como um assalto) relataram uma redução significativa nos sintomas, e 40% foram capazes de diminuir os seus medicamentos com ajuda de um cão como companhia.

Reduz a pressão arterial

A pressão arterial poderia ser melhor controlada tendo no dia a dia o hábito de acariciar um animal, passear com ele e observá-lo junto à natureza, explica Barron: “é relaxante e transcendental”.

Aumenta a atividade física

Quantas pessoas estão dispostas a sair de madrugada para fazer uma caminhada, mesmo quando está chuviscando? Os proprietários de cães muitas vezes não têm escolha; pois eles devem andar com o seu animal de estimação, possibilitando uma dose diária de exercício.

Melhora a saúde do coração

A American Heart Association publicou um relatório endossando a posse do cão como uma forma de afastar doenças cardiovasculares.

Ajuda no combate à solidão e depressão

Já um estudo de 2011 identificou melhora na auto-estima após a aquisição ou adoção de um cão. Outro estudo determinou que os animais proporcionaram um maior nível  de “apoio emocional” do que seres humanos em casos como a depressão. “Cuidar de um animal de estimação proporciona uma sensação de propósito para o proprietário”, diz Barron. Além disso, animais de estimação são um bom catalisador social para conhecer pessoas que compartilham interesses comuns em animais.

Ajuda em problemas de saúde específicos

Além de companheirismo, os cães têm sido maravilhosos ajudantes para aqueles sem visão ou com problemas de mobilidade. Alguns hospitais começam a utilizar cachorros e outros animais para auxiliar na recuperação de pacientes, a chamada Terapia Assistida por Animais, ou como popularmente é conhecia, a “Pet Terapia”.

Pesquisadores, inclusive, estão começando a utilizar cães para ajudar a detectar patologias como o câncer (ver matéria).

VEJA TAMBÉM