Mundo | 22 de julho de 2014

Austrália aprova preservativo que bloqueia particulas virais do HIV

Desativa quase totalmente o vírus, bem como herpes e outras doenças sexualmente transmissíveis
Preservativo VivaGel

A agência reguladora da Autrália, Therapeutic Goods Administration (TGA) aprovou um preservativo desenvolvido pela empresa de biotecnologia Starpharma. O produto contém uma substância que desativa quase em sua totalidade o HIV e outros vírus sexualmente transmissíveis.

O composto antiviral denominado VivaGel mostrou, em testes de laboratório, que é capaz de bloquear em até 99,9% o HIV, o herpes e outros vírus sexualmente transmissíveis. A substância antiviral foi incorporada aos lubrificantes dos preservativos produzidos pela Ansell, que já possuem certificado de conformidade da TGA.

De acordo com a agência internacional de notícias EFE, a diretora-executiva da Starpharma, Jackie Fairley, salientou que o aval do órgão regulador é um passo inicial para a comercialização, que poderá ser concretizada ainda em 2014.

Segundo ela, o VivaGel tem propriedades antibacterianas, antivirais, e desativa o HIV reduzindo o número de partículas virais. “Há maior probabilidade de contrair a infecção se o paciente está exposto a uma maior quantidade de partículas”, explicou.

 

VEJA TAMBÉM