Estatísticas e Análises, Mundo | 4 de julho de 2015

Atividade física previne fraturas relacionadas com a idade

Uma em cada quatro mulheres acima dos 50 anos terá fratura causada por osteoporose
Atividade física previne fraturas relacionadas com a idade

Em todo o mundo, milhões de mulheres na menopausa tomam medicamentos contra a osteoporose para reduzir o risco de fraturas relacionadas com o avanço da idade. Essa estratégia, porém, pode ser ineficiente e onerosa, principalmente em fraturas de quadril, de acordo com recente estudo publicado pelo British Medical Journal.

A estimativa mundial é de que 1,5 milhão de fraturas ocorrem anualmente, um grave perigo para a saúde pública. A pesquisa indica que a maioria é causada por quedas de idosos frágeis fisicamente. De acordo com uma equipe finlandesa que analisou vários estudos relacionados à osteoporose, esse tratamento não cumpre o seu papel de prevenção.

“Se concentrar na prevenção de quedas é essencial. Isso exige atividade física e atenção para com os idosos. Muitos estudos têm mostrado um aumento de fraturas relacionadas a quedas causadas por medicamentos, como anti-hipertensivos ou benzodiazepínicos”, analisa o Dr. Alain Siary, Membro da Sociedade Francesa, em artigo do jornal Le Figaro, que lembra que os remédios para osteoporose também têm efeitos colaterais semelhantes.

“É verdade que muitas fraturas ocorrem após uma queda. Mas muitas delas não iriam acontecer sem osteoporose subjacente. E outras fraturas osteoporóticas podem ocorrer como resultado de um impacto, até mesmo um espirro, ou mesmo se inclinando para amarrar um cadarço”, alerta um comunicado da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF).

Para os especialistas, o excesso de tratamento medicamentoso não existe na Europa, onde a liberação para o uso é mais rigorosa do que nos EUA. “Prevenir fraturas é tão importante quanto prescrever um medicamento contra a osteoporose”, diz o reumatologista Bernard Cortet, do Hospital Universitário de Lille, na França.

Tomar remédios também pode parecer mais fácil do que adotar a prática de exercícios. No entanto, a cautela continua a ser a palavra de ordem. As fraturas afetam principalmente as mulheres, mas os homens também são afetados. “Uma em cada quatro mulheres após os 50 anos vai sofrer uma fratura por essa fragilidade, e o mesmo vai ocorrer em 15% dos homens nessa idade. Os acidentes em casa são, geralmente, os mais graves”, ressalta Bernard Cortet.

VEJA TAMBÉM