Geral | 21 de agosto de 2014

Anvisa suspende lotes de medicamentos e produtos para saúde

Medida foi publicada no Diário Oficial da União do dia 20 de agosto
Medicamentos suspensos

A Anvisa determinou, no dia 20 de agosto, a suspensão da venda e distribuição de uma série de medicamentos. A medida foi publicada no Diário Oficial da União. A proibição aconteceu após denúncias de consumidores, que relataram que as embalagens apresentavam outros medicamentos e até objetos, como parafusos. Entre os produtos estavam analgésicos, pomadas para tratamento de fungos e redução do colesterol. Veja a lista de produtos suspensos:

Paracetamol 500mg – Lote 1998101, produzido pela Laboratório Teuto Brasileiros. Suspenso depois de uma embalagem ser encontrada com a presença de um parafuso no lugar do comprimido.

Cetoconazol 200mg – Lote 1048105 , produzido pela Laboratório Teuto Brasileiros. Um paciente informou que a embalagem apresentava, em vez do produto (para tratamento de infecções), o medicamento atenolol 100mg.

Nistatina, 25.000 UI/g, 60g – Lote 8910019, produzido pela Laboratório Teuto Brasileiros. Uma embalagem foi encontrada com neomicina + bacitracina, ao invés do remédio adquirido.

Atorvastatina cálcica – Lote 6909006, produzido pela Laboratório Teuto Brasileiros. Embalagens indicavam concentração de 20 mg no comprimido, mas o produto encontrado era de 10 mg.

Tabine – Produzidos pela empresa Meizler UCB Biopharma S.A. Treze lotes foram suspensos. O produto estava fora dos padrões de estabilidade, o que poderia significar que o prazo de validade é menor do que o indicado na embalagem.

Tamsulon – Lote 86119, produzido pela empresa Zodiac, foi suspenso depois da comunicação da própria empresa, que identificou problemas na data de validade estampada na embalagem do remédio.

Gaze cirúrgica Neve Estéril – Fabricada pela empresa Neve Indústria e Comércio de Produtos Cirúrgicos Ltda. A comercialização foi suspensa depois de o Instituto Adolfo Lutz constatar a presença de corpo estranho de coloração escura no interior da embalagem intacta.

VEJA TAMBÉM