Mundo | 19 de novembro de 2013

Alimentos que fazem parte de uma dieta saudável

Universidade de Harvard apresentam informações que auxiliam na adoção de uma rotina alimentar adequada
Alimentos que fazem parte de uma dieta saudável

Cientistas da Universidade de Harvard especializados em nutrição apresentaram em novembro uma lista com alimentos que ajuda a adotar uma dieta saudável. Contrariando alguns mitos populares, eles garantem que não é necessário eliminar certos tipos de comida, desde que haja controle e compensação para os excessos.

Os princípios de uma boa dieta são muito simples. Todo ser humano precisa de uma combinação de proteínas, carboidratos e gorduras, além de vitaminas e minerais suficientes para uma saúde ideal. Embora alguns alimentos sejam melhores que outros, não é necessário abdicar totalmente de algumas opções, como o sorvete, por exemplo. O importante é equilibrar as escolhas “erradas” – que não devem ser corriqueiras – com refeições saudáveis.

A pesquisa dos especialistas de Harvard ressalta que comer alimentos pouco saudáveis regularmente, em detrimento às escolhas mais benéficas para a saúde, podem definir o cenário de doenças potencialmente fatais, como problemas cardíacos, pressão alta, diabetes e até alguns tipos de câncer. Veja a lista e algumas considerações sobre alimentos na qual devemos ter atenção e não exagerar no consumo:

Açúcar – Independentemente de açúcar branco, mascavo, xarope de milho rico em frutose, açúcar de milho ou mel, eles quase não contém nutrientes e são carboidrato puro. A ingestão de grandes quantidades de açúcar significa excesso de calorias vazias, que fazem com que o açúcar no sangue aumente e diminua de forma descontrolada, além de reduzir o desejo de pode mantê-lo de comer alimentos importantes como nutrientes e fibras. Os especialistas alertam para refrigerantes como uma das principais fontes de açúcar na dieta norte-americana e um dos principais contribuintes para o ganho de peso.

Gordura do leite – Sorvete, leite e queijo contêm muita gordura saturada e alguma gordura trans e, portanto, podem aumentar o risco de problemas de saúde, principalmente cardíacos. Produtos lácteos são mais saudáveis com baixo teor de gordura, como o leite desnatado.

Doces assados – Biscoitos como cookies, bolos , donuts (rosquinhas) e guloseimas em geral podem ser difíceis de resistir, mas são alimentos preparados comercialmente e feitos com carboidratos processados, açúcar, gorduras e, muitas vezes, sal.

Carboidratos brancos – Pão, massas, batata, arroz, biscoitos, bolos, panquecas. A recomendação é que esses alimentos sejam ingeridos em versões integrais, mais saudáveis. Massas de trigo integral e pães podem ser encontrados e, se há possibilidade de fazer seu alimento de forma caseira, é a melhor opção, já que pode ser reduzida a quantidade de açúcar e gordura.

Carnes industrializadas e com alto teor de gordura – Produtos como como bacon, presunto, linguiça, cachorro-quente e muitas carnes disponíveis em restaurantes são menos saudáveis do que a proteína do peixe, frango (sem pele), nozes, feijão, soja e grãos integrais. Carne vermelha fresca deve ser consumida com moderação e, de preferência, optando por cortes mais magros.

Sal – A Associação Americana do Coração recomenda reduzir a 1,5 g o consumo diário de sódio, e não superar a dose de 2,3 g por dia. No entanto, a média nos EUA é de ½ colher de chá (8,5g) por pessoa, o que equivale a 3,4g de sódio por dia. O excesso pode aumentar a pressão arterial, o risco de doença cardíaca e de acidente vascular cerebral (AVC).

VEJA TAMBÉM