Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 10 de novembro de 2015

7 dicas para a gestão de crises em hospitais e estabelecimentos de saúde

Estratégias que ajudam a enfrentar ameaças e momentos turbulentos
7 dicas para a gestão de crise em hospitais e estabelecimentos de saúde

A melhor forma de se preparar para uma crise é criar um planejamento para enfrentar uma, antes mesmo que ela ocorra. Em um ambiente hospitalar, situações inesperadas podem surgir a qualquer momento e se tornar desagradável em questão de segundos. Seja em relação a uma catástrofe natural ou uma tragédia envolvendo os pacientes, a gestão durante um “alerta vermelho” é um teste para qualquer pessoa que tenha uma posição administrativa.

Com este foco, o portal Healthcare Global elaborou uma lista com sete dicas de gestão em momentos de crise. Elas podem fazer a diferença entre o sucesso e o desastre.

1 – Estabelecer uma estratégia de comunicação

O primeiro ponto de ênfase deve ser o estabelecimento de um plano de comunicação, que foque em não deixar brechas para ruídos e desentendimentos. Certifique-se de montar uma equipe de comunicação para a  crise que possa retransmitir – para funcionários ou imprensa – quaisquer instruções descritas em seu plano. Esta equipe deve ser composta de comunicadores experientes, treinados em lidar com crises.

O artigo sugere uma lista de sites (em inglês) que oferecem guias para ajudar na criação de uma estratégia de comunicação adequada.

2 – Estabelecer um Limiar de Crise

O segundo passo é configurar indicadores que alertam para a iminência da crise, avisando que é hora de tomar medidas para evitá-la. Também, pense sobre as consequências negativas que a situação poderia resultar, tanto em sua organização como na comunidade envolvida. Ao determinar esse limiar de crise, faça estas quatro perguntas:

– Existe potencial para que isso cause embaraço para o hospital?

– Esta situação pode ameaçar a reputação e a credibilidade do hospital?

– Será que a mídia tem interesse significativo nesta situação?

– Existe potencial para a situação causar danos ou ferimentos a funcionários do hospital, pacientes, familiares, ou qualquer outra pessoa na comunidade?

3 – Identificar Áreas de Vulnerabilidade

Certifique-se de identificar quais áreas do hospital são mais vulneráveis ​​a ameaças, examinando o pior cenário possível e se preparando para ele. Desta forma, é possível adquirir informações detalhadas sobre as áreas de vulnerabilidade dentro de um ambiente hospitalar e como limitá-las, além de outras informações úteis de gestão.

4 – Manter Atualizadas Listas de Telefone e Emails

Isto pode parecer uma técnica óbvia de gestão de crises, mas como afirma o artigo, “você não iria acreditar como muitos hospitais se esquecem de manter as listas de telefone e emails atualizadas de todo o pessoal”. Isto é especialmente importante entre membros da equipe de gestão de crises, executivos, gestores de departamentos, membros do conselho, funcionários da emergência e de comunicação.

Certifique-se de atualizar regularmente esta lista à medida que novos funcionários são contratados e outros são desligados.

5 – Preparar Artigos e Releases Pré-aprovados

Enquanto o aumento dos acidentes de carro e bicicleta não deixam os meios de comunicação em alerta máximo, há uma abundância de outros eventos inesperados que merecem a atenção da mídia. Quando esses eventos ocorrem, é importante estar preparado para lidar com eles, demonstrando profissionalismo e um senso de urgência. Se o hospital é obrigado a realizar uma conferência de imprensa e fazer uma declaração pública, mantenha os seguintes pontos em mente:

– Verifique se você tem um porta-voz (relações públicas) treinado em gestão de crises;

– Não dê aos meios de comunicação uma cópia da sua declaração até que a coletiva de imprensa seja feita;

– Atualize seu site com tais afirmações, logo após o assessor começar a fazer o anúncio;

– Uma vez publicado na web, enviar release (e-mail) com a declaração a todos os funcionários e inclua o link do site;

– Enviar mensagens de e-mails idênticas a grupos interessados;

– Envie comunicados para a imprensa, que levem à página do seu site onde está publicado o mesmo.

6 – Criar uma Cultura de Prevenção

Criar uma cultura interna na instituição é tão importante quanto qualquer outra coisa descrita no plano de gestão de crises. Os funcionários devem sentir a responsabilidade pessoal de prevenir crises de forma diária. Quanto mais os funcionários estiverem cientes de suas ações e das ações daqueles ao seu redor, melhor eles poderão agir para evitar uma crise.

7 – Manter o seu Plano Atualizado

É preciso adaptar o plano de gestão de crises e mantê-lo atualizado. Políticas e equipes podem mudar com certa frequência dentro do ambiente hospitalar, por isso é importante manter vigilância em relação aos esforços para a gestão de crises.

Saiba mais (matérias já publicadas pelo Portal Setor Saúde):

4 Dicas para a Gestão de Crises e Relacionamento com a Imprensa

Os Estabelecimentos de Saúde estão Preparados para Enfrentar Catástrofes?

 

 

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