Mundo | 11 de novembro de 2014

14 de novembro: Dia Mundial do Diabetes

Eventos para alertar e a prática de exercícios para prevenir
diabetes

O Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14 de novembro. Conforme a Federação Internacional de Diabetes (IDF), que lidera a campanha, em todo o mundo mais de 400 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, são cerca de 14 milhões de pacientes, sendo que 500 novos casos surgem por dia.

A  Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia  e Metabologia (SBEM) e apoio da ADJ (Associação de Diabetes Brasil), FENAD (Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes), ANAD (Associação Nacional de Assistência ao Diabético) e a  Sociedade Brasileira de Cardiologia, organizou um calendário de atividades no Brasil para lembrar a data (veja, abaixo, os eventos no RS).

O objetivo destas atividades é chamar a atenção dos brasileiros para a importância de cuidados  como o controle da alimentação e a prática de atividades físicas, capazes de prevenir e controlar o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e o único tipo de diabetes que pode ser evitado. Os problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, são as maiores causas de mortalidade no diabético, o que pode ser evitado com a prevenção da doença.

O exercício é uma forma eficaz de prevenir complicações do diabetes e controlar os níveis de glicemia. A atividade física estimula a produção de insulina e facilita o seu transporte para as células, além de melhorar a condição cardiovascular em geral. Os mais benéficos devem ser de intensidade moderada e de longa duração (a partir de 40 minutos).

A prática de exercícios estimula o pâncreas a produzir insulina e como a pessoa está trabalhando os músculos – que precisam de energia -, aumenta-se a utilização de glicose pelos músculos, impedindo que ela se acumule no sangue, impedindo a elevação da glicemia (concentração de açúcar no sangue).

Especialmente para quem não está habituado, é fundamental consultar o médico antes de iniciar as atividades. No caso das pessoas com diabetes, é importante ter cuidados para prevenir hipoglicemias, vigiando o nível de acumulo de açucar no sangue antes e após a prática de exercício físico.

Com orientação profissional e monitoramento médico dos níveis de insulina e glicose, o exercício físico, principalmente aeróbico (corrida, natação, ciclismo), pode ser muito benéfico para diabéticos.

A quantidade ideal de exercícios deve respeitar as condições físicas e a presença de complicações decorrentes do diabetes. No curto prazo, os benefícios são os efeitos metabólicos, como aumento da ação da insulina, aumento da captação de glicose pelos músculos, o que melhora na performance, a diminuição da glicose sanguínea e e a redução da gordura corporal, relacionada à diabetes tipo 2.

A longo prazo, é perceptível o incremento das funções cardiorrespiratórias, aumento do colesterol bom (HDL), redução do colesterol ruim (LDL), dos triglicérides, da gordura corporal, melhor controle da pressão arterial, diminuição da ansiedade e depressão e, principalmente, uma importante redução no desenvolvimento de complicações relacionadas às doenças cardiovasculares

Confira a programação voltada ao Dia Mundial do Diabetes no Estado:

Porto Alegre

Dia 14/11

Atividade no Parque da Redenção. Atividade voltada à educação no diabetes e outras doenças, com a participação de diversas entidades de saúde.

Praça de tendas individuais com palestras para o público

Palco sonorizado com show de Renato Borghetti

Medição de Glicemia na Praça

Dia 15/11

Campanha de Prevenção de Amputações: “Diabetes Mellitus: detecção do pé em risco de ulceração neuropática”.

Local: Parque Farroupilha

Passo Fundo

Dias 13, 14, 15 e 16/11

II Acampamento da Criança com Diabetes. Encontro especial que além de troca de experiências, promove interação entre crianças com diabetes. A atividade é uma promoção da Universidade de Passo Fundo (UPF), Lions Clube Internacional e Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). A programação inclui espaços de orientação sobre aplicação de insulina, atividades lúdicas, brincadeiras, oficinas de nutrição, coleta de exames, visita e piquenique com os pais no Zoológico da UPF, confecção de brinquedos, oficinas de jogos, natação e atividades radicais. Acontecem ainda oficinas sobre nutrição, orientação odontológica, roda de conversa e chimarrão com profissionais da saúde e troca de experiências.

Dia 16/11

1ª Corrida para vencer o Diabetes. Na oportunidade, pais e crianças farão caminhada de 1,5 km, sensibilizando para o cuidado com a diabetes e conscientizando os próprios participantes sobre a prevenção e manutenção da qualidade de vida. São esperadas mais de mil pessoas para essa atividade.

Santa Maria – Dia 21/11

Disponibilização do uso da Praça Saldanha Marinho, das 8hs às 17h30, para uma série de atividades como medição de glicose.
Caminhada pelo Diabetes no calçadão, parte da Rua Floriano Peixoto (entre as ruas: Dr Bozano, Cel. Niederauer e 24 Horas).

VEJA TAMBÉM