Gestão e Qualidade | 19 de julho de 2016

10 maneiras de atrair novos pacientes a partir do relacionamento com empresas locais

Ideias estratégicas para agregar novos pacientes e clientes
10 maneiras de atrair novos pacientes a partir do relacionamento com empresas locais

Uma empresa grande ou dominante em uma determinada localidade é um excelente alvo de oportunidade para atrair pacientes, especialmente se a instituição de saúde já está atendendo alguns desses colaboradores. Um artigo do portal Healthcare Sucess, aborda “algumas formas de conhecer melhor, demonstrar valor aos funcionários, e atrair interesse por serviços de organizações próximas geograficamente”.

As “empresas locais favoritas” 

Cada hospital, clínica, laboratório, médico ou profissional de saúde “tem uma lista mental das empresas na comunidade local que são – ou podem ser – uma fonte de novos pacientes ou negócios”. A instituição já atende a alguns profissionais dessas empresas “e há boas razões pelas quais você gostaria de receber outros. Talvez eles representem a demografia certa para você… pessoas com alto poder aquisitivo, ou famílias ou jovens solteiros. Talvez seja uma empresa local que fornece os planos de saúde que você valoriza para o seu negócio. Ou talvez seja uma empresa que está do outro lado da rua, ou são empregadores dominantes na comunidade”.

Pode haver mais de um motivo e mais de uma empresa considerada ideal por razões diferentes. “A questão é que você consiga identificar os grupos de funcionários que você pode atrair efetivamente para a sua instituição de saúde”.

Uma fonte rica de novos pacientes

Segundo o artigo, é importante começar por colocar a lista de empresas locais no papel. Alguns nomes serão prioritários. Saber por exemplo, se o gerente geral da determinada empresa é membro de alguma entidade representativa (do comércio, serviços, educação) de destaque na região. Verifique o mercado local para identificar as empresas maiores e/ou melhores em sua área de atuação, destaca o texto.

“E não deixe de conversar sobre isso com o seu pessoal – as chances são de que eles tenham boas ideias e contatos através de amigos, familiares, vizinhos ou conhecidos, para ajudar a crescer essa lista”. Segundo o Healthcare Sucess, é importante considerar as seguintes táticas, e ter em mente que uma ou mais ideias podem ser apropriadas para mais de um grupo-alvo:

 

1 · Falar com os pacientes existentes da empresa (ou empresas) para que você aponte as decisões certas dentro da empresa. Talvez seja o gerente geral da empresa, mas pode ser o pessoal de recursos humanos. Lembre-se sempre de discutir os benefícios que você fornece junto a empregador e empregados. Esta é a chave.

 

2 · Se encontre com essa pessoa e discuta oportunidades para apresentar palestras, participar de feiras e seminários de saúde ou atividades adequadas oferecidas exclusivamente aos funcionários, como uma apresentação em uma reunião-amoço (lunch-and-learn).

 

3 · Se ofereça para escrever artigos informativos (gerar conteúdo) para a newsletter corporativa. Este tipo de publicação é geralmente fonte de material interessante, especialmente quando você pode oferecer algum valor aos empregados. Newsletters normalmente não aceitam publicidade paga, mas bons artigos serão mais eficazes – desde que sejam interessantes e especificamente sobre os benefícios que você pode oferecer.

 

4 · Crie uma página especial em seu site apenas para funcionários da “Empresa XYZ”. Inclua textos e imagens que se relacionem com esse grupo, e inclua uma oferta especial expressamente para eles. Pergunte aos pacientes dessa empresa sobre referências e encaminhe um link para essa página especial.

5 · Se a empresa é grande ou domina um ramo da comunidade, dirija alguma publicidade para mídias locais para atingir esses funcionários especificamente.

 

6 · Faça folhetos (folders) disponíveis em áreas comuns da empresa. Ou, se você tem uma relação muito boa – insira-os em correspondências via correios. Certifique-se de incluir a oferta especial “para os funcionários da empresa XYZ”.

 

7 · Forneça cartazes para quadros de avisos da empresa que apresentem informações educacionais, de saúde, que promovam eventos específicos, como a reunião-almoço supracitada, ou que apresentem a página especial do portal para a “empresa XYZ”.

 

8 · Existe uma oportunidade para que a sua equipe se reúna com importantes pessoas dessa empresa? Organizar uma troca de visitas para que ambos se conheçam melhor e para trazer pessoas de influência da “empresa XYZ” ao seu escritório (e para que você e seus funcionários possam saber o que acontece dentro da empresa XYZ).

 

9 · Troque ideias com representantes de negócios que visitarem o seu escritório. Eles podem ser um caminho valioso para ofertas especiais ou para fornecer amostras de produtos para feiras de saúde ou eventos.

 

10 · Dependendo da sua especialidade, considere a realização de avaliações ergonômicas, programas de fortalecimento de trabalho, aulas de administração de conflitos, aulas de saúde das mulheres, exames oftalmológicos, programas de bem-estar, de fitness, para gestantes mãe expectante, etc.

 

Se a fictícia “empresa XYZ” é uma fonte de novos pacientes que você deseja atrair, oriente-os especificamente com a mensagem de que você e sua prática considera que essas pessoas merecem atenção especial. Mantenha a conexão (via mensagens, panfletos, página web) com foco em como eles podem se beneficiar com seu serviço. Não se trata de uma definição genérica de “boa saúde”, nem sobre “o que a sua empresa faz”, a mensagem é o valor entregue para esses potenciais clientes/pacientes – antes de mesmo que eles o procurem.

Através de qualquer uma destas abordagens, a mensagem para estes trabalhadores é exatamente como e por quê a sua empresa ou organização de saúde é a único capaz de entender e atender as necessidades específicas dos empregados da “empresa XYZ”. “Afinal de contas, é a sua empresa local favorita”.

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